Baleia jubarte é encontrada morta por turista em Juquehy

Uma baleia da espécie jubarte, de aproximadamente 7 metros de comprimento, foi localizada morta na praia de Juquehy, costa sul de São Sebastião, no início da tarde desta segunda-feira (31). O animal era um filhote e foi avistado boiando próximo a costeira por um turista que navegava de jet-ski na região.

O Instituto Argonauta, responsável pelo monitoramento de espécies marinhas no Litoral Norte, foi acionado e está no local para remover o corpo, que já está em estado de decomposição. O grupo de necropsia da mesma instituição está a caminho para identificar realizar a coleta de amostras de gordura e órgãos do animal em busca de identificar a causa da morte.

A baleia jubarte saiu há pouco tempo da lista de animais ameaçados, sendo enquadrada no status segura/pouco preocupante. A espécie migra todos os anos da Antártica para a costa sul da Bahia durante o inverno para reprodução e amamentação em águas mais quentes e limpas, passando pelo Litoral Norte, onde sua presença é recorrente nesta época.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *