Primeira jubarte da temporada 2020 é vista no sul de Ilhabela

Um equipe de biólogos registrou, nesta quinta-feira (30), imagens da primeira baleia jubarte da temporada 2020 no Litoral Norte, avistada na região sul de Ilhabela.

O animal foi visto do ponto fixo de observação do Viva Instituto Verde Azul, criado em junho de 2019, no bairro Borrifos, para monitorar e pesquisar hábitos de baleias, golfinhos e outros mamíferos aquáticos da região.

Devido a grande distância que o animal passou da costa do arquipélago, não foi possível estimar características, como idade e sexo da baleia, apenas que ela nadava sozinha sentido norte.

No ano passado, o primeiro registro de baleias jubarte também foi feito em abril no Litoral Norte. Com a aproximação do inverno, a espécie migra todos os anos para águas tropicais mais quentes, onde possam acasalar e ter os filhotes. O Litoral Norte aponta como uma rota cada vez mais utilizada para as baleias chegarem ao seu destino. No verão, a jubarte volta às águas polares em busca de alimento.

Apenas em 2019 foram mais de 360 avistagens de baleias jubarte no Litoral Norte, um aumento considerável em relação a 2018, quando houve 48 registros. No ano passado também foi flagrado o primeiro filhote da espécie na região, o que pode indicar o Litoral Norte como um novo berçario de baleias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *