BEM-ESTAR: Você sabe a diferença entre higienização facial e limpeza de pele?

Por Eliza Carneiro Torrão
Cosmetóloga e esteticista

Muitas pessoas ainda não conhecem a diferença entre higienização facial e limpeza de pele e, hoje, falaremos da diferença entre essas técnicas e termos.

A higienização é bem simples, mas muito importante! Pode, e deve, ser feita em casa, no mínimo uma vez ao dia. Já a limpeza é feita por um profissional e utiliza uma técnica, produtos e aparelhagem específicos para promover uma diferença inegável para a pele.

Higienização facial

A higienização é um método para retirar resíduos do dia-a-dia, deixando a pele limpa e pronta para receber os tratamentos com máscaras ou cremes voltados para a necessidade de cada pele.

Essa técnica pode realizada em casa, com uso dos produtos adequados como: demaquilante, gel de limpeza ou sabonete, esfoliante, tônico e hidratante. Além de produtos de tratamento voltados para cada necessidade.

Ele serve para Higienizar a sua pele, tirando as células mortas, sujeiras, evitando proliferações de algumas doenças de pele e prevenindo alguns “probleminhas” desagradáveis estéticos, como por exemplo manchas, acnes (espinhas), marcas de pele, envelhecimento precoce entre outras coisas que queremos cada vez mais longe!!!

Vale muito a pena tirar esses minutinhos diários para cuidar de você!! É simples, bem rápido é muito eficaz.

O primeiro passo, e o mais importante é conhecer bem a sua pele , saber qual o seu tipo de pele! A partir daí, você consegue adquirir produtos próprio para seu biótipo de pele, para o seu “probleminha” de pele ou simplesmente para prevenção.

Uma coisa que é muito importante ficar claro é que não é porque esse produto deu super certo para minha amiga que vai dar certo pra mim. Outra coisa que vale ressaltar é que nem sempre o mais caro é o melhor e que nem sempre o mais barato, o pior.

Então vamos lá, depois de saber seu tipo de pele, é preciso ter: demaquilante, sabonete e tônico e utilizar cada um nesta sequência.

O esfoliante facial também pode ser utilizado no processo, mas não todos os dias. Além disso, é muito importante passar por um profissional antes de compra-ló, pois ele
possui pequenas esferas e existem variedades de tamanhos, grossura, granulosidade, que ajudam ou interferem em um tratamento ou mesmo em uma boa saúde da pele. Caso tenha sido indicado por um profissional qualificado, utilizar antes do tônico. Se utilizado da maneira adequada, o esfoliante faz milagres!

Limpeza de pele

Limpeza de pele é um dos maiores e mais importantes procedimentos na área de estética para uma limpeza profunda. Esse procedimento é tão importante que em muitos países não é nem reconhecido como procedimento estético, e sim um tratamento para a saúde.

Vale lembrar que esse procedimento deve ser sempre realizado por um profissional qualificado, pois em vez de melhorar a pele, a tentativa caseira pode causar vários problemas.

Os primeiros passos da limpeza de pele são muito parecido com a higienização, porém os produtos têm um principio ativo mais forte. Após o passo a passo que você conhece da higienização, há outros procedimentos e vou explicar um pouquinho sobre a importância de cada um deles.

O emoliente entra logo em seguida do tônico. Ele deixa a pela mais úmida e abre os poros, facilitando a extração de comedões (cravos) e miliuns. A função dele é dilatar os poros sem causar danos a pele para que extração na camada interna da pele. Promove emoliência facilitando a extração limpando a pele alem de já ajudar a controlar o pH. Nessa etapa é utilizado também um aparelho que possui ozônio, ampliando ainda mais a dilatação dos poros. Além de ajudar o emoliente, atua também como bactericida e fungicida, prevenindo a pele de contaminação e posterior inflamação, principalmente no quadro acneico, (espinhas nódulos e inflamações em geral) em que o índice de microorganismos é mais alto. O vapor desintoxica o organismo e ainda provoca um efeito bactericida na derme e no tecido muscular, proporcionando uma limpeza profunda. A sensação de pele limpa que o vapor de ozônio proporciona é um dos principais motivos da alta procura pelo tratamento. esse procedimento pode levar de 5 a 15 minutos dependendo do aparelho, do produto emoliente usado e da pele do cliente.

Agora é a parte mas critica e demorada: a extração. Esse procedimento leva de 20 a 40 minutos dependendo da pele da cliente. Muito importante na extração é saber avaliar os tipos de comedoes (cravos) pois eles tem espessuras e profundidades diferentes, que devem ser retiradas de modos diferenciados (a má manipulação pode causar ruptura de tecido, deixando marcar e manchas na pele).

Após essa etapa, é utilizado um outro aparelho, chamado de alta- frequência, com a função bactericida e antisséptica. Ele atua no quadro de descontaminação e causa um efeito térmico, que atua no metabolismo celular, agilizando a cicatrização e renovação celular . Elimina o vermelhidão da pele. Elimina bactérias e fungos. Melhora aa oxigenação e a circulação do sangue da pele, fazendo com que assim a pele não perca rigidez.

Utilizamos esse aparelho por cinco a oito minutos, sendo que a forma de aplicação e o tipo de eletrodo a ser utilizado variam de acordo com o tratamento. Não tenha medo do barulinho que lembra um choque…

Bom, finalizado essa etapa a pele ta limpa porem necessitando ser acalmada … nesse momento a utilização de uma mascara ou outro produto calmante e muito bem-vinda .

Por fim, a máscara é retirada e é aplicado um hidratante de acordo com seu tipo de pele ou de tratamento proposto. Que pode ser creme, mascara, sérum… Por fim, sempre se deve fechar o procedimento com a aplicação do filtro solar.

Alertas

Após a limpeza de pele profunda, é necessário ter alguns cuidados como não ficar exposto ao sol e não usar produtos ácidos e cremes oleosos nas primeiras 48 horas após, dando preferência por produtos calmantes e cicatrizantes da pele.

Agora, a ideia é pesquisar uma boa profissional para tratamentos e sempre manter o cuidado em casa com sua pele!

*Eliza Carneiro Torrão é formada em Cosmetologia e Estética pela Unicor, em Minas Gerais e tem pós graduação em massoterapia oriental e ocidental, Com sete anos de cursos e especializações no Japão e outros países. Quando retornou da Ásia, escolheu Ilhabela como seu lar, onde promove atendimentos holísticos, estéticos e massoterapeuticos. Atualmente estuda terapias alternativas na Universidade de Varginha e realiza projetos na área de saúde e bem-estar. 

2 Replies to “BEM-ESTAR: Você sabe a diferença entre higienização facial e limpeza de pele?”

  1. bbw with huge knockers gets her pussy worked.weneedporn.online
    olalaporno.com shemale destroys her man.

    Aprenda do zero tudo sobre limpeza de pele e seus beneficíos.

    https://bit.ly/Osbeneficíosdalimpezadepele

  2. PELEMANCHADA!! nunca mais…
    Beauty Clean Amostra Grátis é por tempo limitado! Está na hora de ter uma pele sem manchas e melasma como vc sempre quis!!
    USE POR 7 DIAS GRÁTIS O CREME SECRETO QUE FEZ UMA MULHER COM MANCHAS SE TRANSFORMAR. RECEBA EM SUA CASA 100% GRÁTIS! Veja sem compromisso detalhes de dermatologista acessando abaixo.
    Receba o creme premiado em 2020 como o Melhor Clareador do Brasil 100% GRÁTIS! OBS : PAGUE apenas o envio do produto.
    Clicar em >> https://bit.ly/38qNgLOpel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *