Corpo de Baile de Caraguatatuba vence o Prêmio Governador do Estado 2017

O Corpo de Baile de Caraguatatuba recebeu, na noite de segunda (29), o Prêmio Governador do Estado para a Cultura pelo espetáculo “Colcha de Retalhos”. Mais quatro grupos participaram da votação pública, que estava disponível no site do Prêmio. O Corpo de Baile venceu com 62% dos votos. Outros artistas em nove categorias também foram premiados.

O troféu foi entregue em cerimônia realizada no Theatro São Pedro, em São Paulo, pelas mãos do renomado coreógrafo, diretor e bailarino Ismael Ivo. “É um grupo pelo qual eu tive grande prazer em auxiliar e avaliar. De uma sala de 30 alunos, normalmente sai um bailarino. No Qualificação em Dança tivemos vários grupos e só o Corpo de Baile se destacou”, disse Ivo.

Ao receber o troféu, a diretora artística do grupo e coordenadora de dança da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) , Cristina Neves, agradeceu: “Esse prêmio é o resultado de um trabalho continuado em dança e também redescoberto através do Projeto ‘Qualificação em Dança ao olhar do Ismael’, da Cássia (Navas) e de muitos outros que tornaram possível nós estarmos aqui hoje”, conta. “Pudemos circular com esse espetáculo e, para nós, é uma satisfação muito grande. Um impulso a mais para a continuidade”.

O Prêmio Governador do Estado para a Cultura  foi criado em 1950 e era disputado pela classe artística tanto pelo reconhecimento proporcionado, quanto pela quantia oferecida aos vencedores. Pessoas, entidades, grupos e obras são homenageados na premiação, que é uma das maiores da área cultural.

Corpo de Baile de Caraguatatuba

Desde 2001 o grupo participa dos principais festivais de dança do país. Por conta do amadurecimento técnico e artístico, em 2008 começou a realizar um trabalho profissionalizante, onde os intérpretes dedicam-se à pesquisa e criação de composições coreográficas.

Colcha de Retalhos

Com duração de 40 minutos, o trabalho relata o olhar que o homem lança sobre o mundo que o cerca e sobre si mesmo. Quando o particular (individual) se impõe, instaura-se um conflito, um elemento de perturbação. Inspirado no pensamento de Platão onde a contemplação é a forma que este homem encontra para transformar a si mesmo.

O elenco é composto pelos artistas Cristian Rocha, Valdinei Silva, Elisa Venâncio, Barbara Detusk, Samantha Delfino, Ysadora Dias e Octávio Poletti.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *