“Mamães” baleias são avistadas com seus filhotes em Ilhabela

Duas baleias jubarte fêmeas foram avistadas com seus filhotes, no mesmo dia, em Ilhabela. O flagrante das mamães foi feito pela equipe do Instituto Argounauta na última segunda-feira (8). As imagens mostram saltos e o chamado pec-slap – comportamento de bater a nadadeira peitoral na água.

A espécie mama até aproximadamente um ano e é totalmente dependente até esta idade. De acordo com o biólogo Manuel da Cruz Albaladejo, em um primeiro momento foram vistas duas jubartes e depois mais duas. “Nos dois avistamentos eram fêmeas adultas com seus respectivos filhotes, já mais grandinhos”, detalhou ele.

Segundo Albaladejo, geralmente as jubartes migram da Antártica para a costa sul da Bahia durante o inverno para fins de reprodução e amamentação. O motivo da migração é porque na Bahia há água mais quente e mais limpa. “Mesmo que pra nós seja inverno, pra elas que vem da Antártida é como se fossem férias de verão”.

Os filhotes acompanham o longo trajeto das baleias até a costa sul da Bahia, mas depois podem separar-se da mãe. Ainda que independente, ele não estará completamente desenvolvido. Ele pode realizar até cinco migrações completas antes de atingir sua maturidade sexual, por volta dos quatro ou seis anos de idade.

Apenas em 2019 foram 360 avistagens de baleias jubarte no Litoral Norte, um aumento considerável em relação ao ano de 2018, quando houve 48 registros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *