Motoristas voltam ao trabalho nesta quarta-feira (10) em Caraguatatuba

Os motoristas de ônibus de Caraguatatuba prometeram suspender a greve e voltar ao trabalho nesta quarta-feira (10). Os trabalhadores cruzaram o braços desde a início da manhã desta terça (9) devido a falta de pagamento de salários, mas cederam após reunião na noite de hoje.

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários do Litoral Norte (Sttrucad), a categoria deu até o dia 19 de junho para regularização dos vencimentos, pois esse foi o prazo que o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) deu para a concessionária Praiamar Transportes e a Prefeitura de Caraguatatuba realizarem uma reunião. “Vamos aguardar a decisão deste encontro, mas se não acertarem os salários atrasados, vamos parar de novo”, informou o presidente da entidade, Francisco Israel.

A concessionária responsável pelo transporte público alega que o movimento de passageiros caiu 85% desde o início da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e assim, não teria condições de pagar os trabalhadores. A Praiamar solicita aporte do governo municipal, mas não apresentou documentos que comprovem os prejuízos.

Segundo a Prefeitura de Caraguatatuba, não há dados que comprovem a real necessidade do repasse. “Em recente análise de planilhas apresentados pela empresa, a Comissão de Transportes da Prefeitura de Caraguatatuba rejeitou os pedidos de subsídios, tampouco aumento de tarifa neste momento”, informou a prefeitura.

Porém, após a audiência com os motoristas, ficou decidido o agendamento de uma nova reunião entre as partes para avaliar a possibilidade da intervenção municpal em prol dos trabalhadores. O prazo dado pelo TRT para que as partes ofereçam uma resposta aos trabalhadores é dia 16 de junho.

Greve dos motoristas

Com a manifestação dos motoristas, o serviço de transportes aconteceu com 30% da capacidade nesta terça-feira. Dentre os 50 ônibus da frota, 13 estiveram em circulação na cidade. O sindicato informou que notificou a Praiamar sobre a greve no dia 1º de junho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *