Dois pacientes morrem na Santa Casa de Ubatuba com sintomas de Covid-19

Duas pessoas que deram entrada na Santa Casa de Ubatuba morreram com suspeita de coronaírus (Covid-19), entre esta quarta (29) e quinta-feira (30). A informação foi confirmada nesta manhã pela Vigilância em Saúde do município, que aguarda confirmação de exames.

A primeira vítima é uma mulher de 65 anos, moradora do Centro, que chegou ao hospital ontem por volta das 17h, com quadro de insuficiência respiratória, e faleceu cerca de 50 minutos depois. A mulher era obesa e tinha pressão alta e diabetes. Já o segundo paciente é um homem de 76 anos, em tratamento de tuberculose, que deu entrada com insuficiência respiratória e faleceu na manhã de hoje.

Com isso, o município tem três óbitos suspeitos, sendo que o terceiro caso é de um bebê de seis meses, do sexo masculino, morador do Perequê-Açu, que morreu no dia 24 de abril, apresentando tosse e febre. O bebê tinha síndrome de Down e histórico de cardiopatia.

Até o dia 29, Ubatuba tinha ainda 16 casos confirmados da doença, dos quais quatro casos são de profissionais da saúde e 12 de população em geral. Do total de confirmados, quatro chegaram a ser internados.

O Centro é o bairro com o maior número de casos confirmados, seis no total, seguido de Itaguá, com três confirmados, porém o vírus da Covid-19 já está presente em todo o território de norte a sul do município e também na região oeste.

Ubatuba tem ainda três pacientes com suspeita da noa doença internados em hospitais de outros municípios: um em UTI e dois em enfermaria.

A Prefeitura de Ubatuba lembra que a solicitação de exames para Covid-19 e a notificação dos casos suspeitos será apenas para os casos graves e internados, bem como profissionais da saúde com sintomas respiratórios. Nestes casos, os exames são realizados pelo laboratório de saúde pública de referência no Estado de São Paulo, o Instituto Adolpho Lutz, e o exame realizado é o RT-PCR.

Os relatórios sobre a Covid-19 em Ubatuba são atualizados diariamente até as 16h e ficam disponíveis na página: https://www.ubatuba.sp.gov.br/covid-19/.

Isolamento

A Prefeitura de Ubatuba recomenda a toda a população e a veranistas que fiquem em casa. As saídas devem ser feitas em número reduzido, somente para emergências, como realizar compras semanais de alimentos, para emergências de saúde ou se trabalhar em setores essenciais. Todas as atividades fora de casa devem ser feitas com uso de máscaras.

A Santa Casa de Ubatuba dispõe de um total de 84 leitos. Apesar de o município não ter leitos de UTI, Ubatuba faz parte de uma Regional de Saúde e tem referência em leitos de UTI na região como o Hospital Regional do Litoral Norte de Caraguatatuba, o Hospital Regional do Vale do Paraíba, em Taubaté, e o Hospital Regional de São José dos Campos, entre outros.

O hospital está organizado com uma ala somente para pacientes de Covid-19 e, se o quadro agravar, há o suporte de equipe e 12 respiradores para pacientes mais críticos. Caso os pacientes atendidos precisem de um suporte ainda maior, é solicitada a transferência para um leito de UTI por meio do sistema CROSS – Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde – que gerencia as vagas de UTI em todo o estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *