A Prefeitura de Caraguatatuba inicia nos próximos dias as obras de construção do canal extravasor entre os bairros Jardim Britânia e Pontal Santamarina.
As intervenções são necessárias para dar maior vazão das águas que desembocam no Rio Lagoa, oriundas dos bairros Pontal Santamarina, Balneário dos Golfinhos, Jardim Britânia e parte da Praia das Palmeiras.
Segundo a Secretaria de Obras Públicas, inicialmente as intervenções iniciais serão executadas entre o Rio Lagoa e a Rodovia SP-55, um trecho de 500 metros.
Posteriormente, a obra seguirá em direção ao Pontal Santamarina e, com isso, haverá necessidade de corte na Rodovia Rio-Santos (SP-55) na altura da rotatória do Serramar Shopping.
Para a intervenção, a Prefeitura pediu autorização do Departamento de Estradas de Rodagens (DER) e haverá necessidade de desvios de trânsito na SP-55.
A obra será executada por uma empresa terceirizada que ficou em segundo lugar no processo licitatório, já que a primeira colocada desistiu de realizar a intervenção no final do ano passado.
O custo estimado de toda a obra de drenagem é de aproximadamente R$ 1 milhão e os recursos são provenientes de uma parceria entre a Prefeitura de Caraguatatuba e o Fehidro (Fundo de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo), ligado ao Governo do Estado. A expectativa é de que as obras estejam concluídas em abril.