Justiça arquiva denúncia de nepotismo no governo Felipe Augusto

Conselho Superior do Ministério Público determina arquivamento de denúncia contra prefeito, Felipe Augusto, e primeira-dama, Michelli Veneziani, por nepotismo

O Conselho Superior do Ministério Público (MP) determinou o arquivamento do inquérito civil da Promotoria de Justiça de São Sebastião contra o prefeito Felipe Augusto e sua esposa, Michelli Veneziani, por nepotismo.

A denúncia era que a primeira-dama teria sido nomeada presidente do Fundo Social do município para avorecimento pessoal, mas segundo a prefeitura, ela assumiu o cargo de forma voluntária, sem recebimento de salário.

O arquivamento aconteceu após o Conselho do MP deliberar e entender que a nomeação repete fórmula geral copiada em inúmeras cidades do país.

O Conselho do MP reforça ainda que o cargo era exercido sem remuneração, de forma voluntária, e amparado em permissivo legal, não havendo assim configuração de nepotismo, tampouco improbidade administrativa.

Com isso, aceitar a denúncia implicaria na declaração de inconstitucionalidade de inúmeras leis municipais, e da própria lei Estadual de 27 de março de 1968. Ficou assim determinada a recomendação de manutenção da primeira-dama no cargo de presidente do Fundo Social, por ter ficado comprovado que a nomeação não traz prejuízo aos cofres municipais. Além de que o Fundo Social realiza diversas atividades e projetos de interesse público.

A primeira-dama de São Sebastião, considera a justiça sendo feita com a decisão do Conselho Superior do Ministério Público. “Agradeço muito a todo colegiado que avaliou e arquivou esta denúncia que foi feita de maneira anônima contra mim, e meu marido, de forma infundada, pois historicamente, em nosso país, as cônjuges dos prefeitos, governadores e presidente que sempre ocupam a presidência dos Fundos Sociais”, explicou Michelli Veneziani.

Michelli afirmou que mesmo com a decisão favorável, o Fundo Social vai continuar sob o comando da servidora Elis Regina. “A Elis está fazendo um trabalho brilhante, o Fundo Social não perdeu, pelo contrário, ganhou mais fôlego. Eu vou continuar atuando em todos os projetos sociais de nossa cidade. Não preciso de cargo para fazer parte desta corrente do bem que construímos aqui em São Sebastião. Estarei sempre presente e contribuindo muito”, declarou.

Denúncia anônima

No mês de setembro o prefeito Felipe Augusto e a primeira-dama Michelli Veneziani da Silva Augusto foram notificados pelo Ministério Público sobre investigações para instauração de inquérito civil por nepotismo e improbidade administrativa.

A ação foi motivada por uma denúncia anônima à Promotoria de Justiça de São Sebastião, que instaurou o inquérito civil para apurar os fatos.

Em 22 de outubro, após ter sido notificada, Michelli Veneziani, renunciou ao cargo de Presidente do Fundo Social.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *