Van de turismo que tentou driblar taxa é apreendida em Ubatuba

Uma van que estava sem os documentos de autorização de entrada e permanência em Ubatuba foi apreendida pela fiscalização no último sábado (12). O veículo efetuava o desembarque de passageiros, quando foi abordado pela fiscalização da Companhia Municipal de Turismo (Comtur).

Assim que foi constatada a irregularidade, a fiscalização acionou a Guarda Civil Municipal de Ubatuba (GCM), que prestou apoio à ação. O veículo foi removido e encaminhado para o pátio.

“A tentativa de se livrar da taxa Municipal de R$ 1,2 mil vem se tornando comum entre alguns motoristas de transporte coletivo, como ônibus e vans, que tentam driblar a fiscalização. As equipes de vistoria têm trabalhado em turnos de 24 horas. A fiscalização também monitora denúncias de transbordo nas divisas do município”, enfatizou o supervisor da fiscalização, Wagner Lopes Pego.

O secretário de Turismo, Potiguara do Lago, explicou o objetivo de reforçar a fiscalização turística no município.

“A ideia de Ubatuba não é impedir a vinda de turistas, mas que eles venham e realizem atividades sustentáveis. Ao contratar serviços de uma agência ou de um hotel, está ajudando a impulsionar a economia; o guia, além de falar sobre a cultura local e detalhes da cidade, vai alertar para que não haja degradação ambiental, com a premissa de diminuir o impacto”, complementou.

Os turistas e empresas que utilizam os serviços de vans, ônibus ou microonibus, antes de viajarem pra Ubatuba, devem se certificar que foi efetuado o contato com a Comtur, por meio dos telefones (12) 3833-9887 ou (12) 3833-7006 ou pelo site www.comtur.com.br, para a retirada de uma senha de circulação na cidade ou seguir a um dos postos de fiscalização, que ficam no Horto Florestal (em frente à Polícia Rodoviária Estadual), na Maranduba (base da zona azul) ou, até mesmo, na Praia Grande próximo à banca do Bia.

Vale lembrar que todos os veículos de fretamento turísticos que adentrarem no município e se hospedarem em locais cadastrados e regularizados na Prefeitura e na Comtur, têm benefício de tirar a autorização de entrada e permanência no município com um desconto que pode chegar a até 90%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *