Sabesp faz melhorias no sistema de abastecimento em Caraguatatuba

De olha na próxima temporada de verão 2019/2020, ao longo do ano a Sabesp tem feito investimentos e melhorias para atender à demanda de abastecimento de água, quando a população aumenta consideravelmente em toda região.

Entre as principais ações em execução em Caraguatatuba, o destaque é a instalação dos 5km de redes de abastecimento de água, dos quais 2,5 km já estão em andamento para 13 vias públicas no bairro Morro do Algodão, na região norte, com investimento de R$ 344 mil em benefício de 2.500 famílias.

Na Avenida Emiliano Campedeli, no bairro Casa Branca, região sul, funcionários da companhia trabalham na recuperação de 500 metros de uma rede de água de 200mm que estava desativada. Ao término dessa primeira etapa será iniciado o assentamento de 700 metros de tubulações para reforçar o abastecimento nos bairros Olaria, Morro do Querosene e Casa Branca, beneficiando diretamente 1.962 famílias.

Recomposição do pavimento após término de assentamento de redes no Morro do Algodão (Divulgação/Sabesp)

A comunidade do Pegorelli foi beneficiada com a instalação de um equipamento de bombeamento (booster) na Avenida Avelino Alves dos Santos, para elevação e pressurização constante das redes de distribuição, que resultou no aumento da pressão, fazendo com que a água chegue com mais força ao cavalete de cada imóvel abastecido pela empresa.

Dentro dos preparativos para a temporada de verão, a Sabesp já iniciou também a lavagem dos reservatórios de água que abastecem os bairros do município. Neste mês o reservatório do Benfica, com capacidade para 1,75 milhão de litros de água, recebeu serviços de limpeza, manutenção e inspeção estrutural.

Durante a realização do trabalho foi necessário executar manobras nas redes de distribuição para evitar o corte no fornecimento de água dos imóveis, que temporariamente foram abastecidos pelo reservatório Guaxinduba, na região da Martim de Sá.

O reservatório Benfica é responsável pelo atendimento aos bairros da região central, entre eles, Jardim Califórnia, Benfica, Centro, Estrela D’alva, Caputera e Jardim Primavera, totalizando 5.250 ligações.

Para o gerente da Sabesp em Caraguatatuba, Pedro Ponce, todas essas intervenções vão contribuir para o reforço no abastecimento. “Logo que acaba uma temporada, nossa equipe recomeça o trabalho de estruturação para a execução de novas obras, manutenções e intervenções ao longo de todo o ano, pensando sempre no próximo verão. Isso significa que toda essa estrutura pensada para atender uma alta demanda é usufruída por toda a população”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *