História de superação marca lançamento do Empreenda Caraguá

O lançamento da segunda edição do Empreenda Caraguatatuba foi marcado por uma história de superação. O empresário Geraldo Rufino fez uma palestra onde conta sua trajetória como catador de latinhas em um lixão de São Paulo até se tornar empresário, proprietário da JR Diesel, líder em reciclagem de caminhões na América Latina.

A palestra “Quais São Seus Valores?” conta as seis vezes que o empresário quebrou (incluindo perda do dinheiro das latinhas escondidas em terreno baldio, que cedeu lugar a um campo), até se tornar líder no ramo automotivo, escritor e palestrante, sem esquecer à importância do legado de sua mãe.

O evento

O Empreenda Caraguatatuba 2019 acontece entre os dias 18 e 22 de setembro, das 14h às 21h, na Praça da Cultura, no Centro. Coordenado pela Secretaria de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento, o encontro reúne mais de 110 expositores de diversos ramos da cidade e da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte e nove estabelecimentos na praça de alimentação, incluindo três ocupantes de espaços sorteados entre participantes do 14º Caraguá a Gosto, em uma aérea coberta de 4.950 m².

Além dos expositores, o lançamento contou com a participação do prefeito Aguilar Junior; do vice-prefeito e secretário de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão, Campos Junior; da presidente do Fundo Social de Solidariedade de Caraguatatuba, Samara Aguilar; do secretário de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento, e de Administração; Pedro Ivo de Sousa Tau; do gerente regional do Sebrae/SP, Jardel José Busarello; do gestor do Posto do Sebrae Aqui de Caraguatatuba e do Litoral Norte, Eduardo Hilário; do diretor-geral do Parque Tecnológico, Marco Antonio Raupp; do presidente da Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba (ACE), Sávio Luiz dos Santos; do presidente da Associação de Hotéis e Pousadas de Caraguatatuba (AHP),Thiago Fabrette; e dos vereadores Renato Leite Carrijo de Aguilar e Aguinaldo Pereira da Silva Santos; e de diversos secretários municipais.

De acordo com o prefeito Aguilar Junior, o 2º Empreenda Caraguatatuba é a chance dos empresários da região se fortalecerem. “É o segundo ano desse evento, que reúne os melhores empreendedores da cidade e da nossa região para trocarem ideias e fomentar negócios”, disse.

Aguilar Junior aproveitou para falar um pouco sobre sua trajetória empresarial. “Como surgiu essa vontade minha de empreender? Em 2009, quando eu e meu irmão (Tato Aguilar) abrimos a nossa loja de material de construção, fiquei como presidente da rede associativista da qual a Zelar fazia parte, por dois anos. E com toda essa vontade de empreender, eu disse: ‘Enquanto prefeito, eu posso fazer a diferença. Nós podemos ter um comércio forte e uma cidade próspera, fazendo parcerias’, recordou. “É isso que busco diariamente. Aí, lançamos o Empreenda Caraguatatuba 2018, com 71 estandes do comércio local, sete espaços de alimentação, rodadas de negócios e naquele momento, tivemos 10 mil visitantes. Poderíamos até ter tido mais visitantes, mas tivemos o fechamento da serra (Rodovia dos Tamoios), por três ou quatro dias. Mesmo assim, o evento foi um sucesso”, comemorou. “Também cito dois ‘cases’ de sucesso: Tio Coxinha e Açaí Mix JCR, desde o Empreenda 2018, vocês estão voltados para o mundo vendendo franquias. O mundo está conhecendo essas duas empresas genuinamente de Caraguatatuba” reforçou.

O prefeito também expôs dados que representam o crescimento do Empreenda Caraguatatuba. “E esse ano teremos 119 estandes, abrimos para empresas da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte; teremos sinalização bilíngue, cinco dias de evento em vez de quatro, três casas participantes do Caraguá a Gosto, na Praça de Alimentação, mais rodadas de negócios, fraldário, happy hour, coleta seletiva e diversas palestras”, elencou. “Convindo vocês a participar da minha palestra de abertura na próxima quarta-feira (18/9), às 15h, em qual vamos falar de PMI (Procedimento de Manifestação de Interesse), concessões, aquário municipal, táxiboat, Mirante do Camaroeiro, Morro de Santo Antônio, entre outras coisas. É uma grande oportunidade de conhecer nossos projetos”, finalizou.

A palestra

A palestra de Rufino reflte sobre oportunidades. “‘O brasileiro é muito bom, mas só precisa de oportunidade. Sou o primeiro a defender essa frase, porque realmente o brasileiro é muito bom, porém você não ganha as oportunidades, você as cria com a sua iniciativa, com a sua fé. A vida é feita de escolhas, então procure as melhores escolhas”, aconselhou. “‘Qual é a melhor escolha?’ É a que você tem para hoje. ‘O Que você pode fazer hoje?’ ‘Catar latinhas?’ Então essa é a melhor escolha. Deus não sacaneia ninguém. É o que você tem ‘pra’ hoje! Faça o melhor possível. Quando arrumei o emprego de office boy (no Playcenter) aos 13 anos, meus patrões eram judeus, alemães. Eu não queira saber de nada. Eu queria saber do seguinte: eles me deram uma vaga com 13 anos e eu vou ser o office boy que faz a diferença. Eu trabalhava 12 horas por dia, mas já era acostumado a essa jornada”, relembra. “Olha como é ruim você acreditar só em coisa negativa, as pessoas diziam que eles eram racistas, que eu não podia nem entrar na sala deles. Com a minha memoriazinha boa, lembrei o que minha mãe dizia lá atrás que eu podia, só dependia de eu quer. Continuei entrando na sala deles. Fiquei lá dos 13 aos 30 anos, de Office boy a diretor. Com 25 anos, já ganhava 81 salários mínimos (da época)”, acrescentou.

O empresário falou da força do trabalho em equipe em sua carreia. “Para vocês terem uma ideia de que todo mundo é igual, nós temos uma família com 150 empreendedores. As domésticas são doutoras ou empreendedoras. Todo mundo na minha família é bem sucedido porque somos um time, um apoia o outro, um que abriu um CNPJ trouxe o outro. União! Empreenda, o nome já diz: faça alguma coisa. Ficar no sofá não é bom para ninguém, dá depressão e baixa estima. Você precisa querer fazer a diferença. Esse é um evento que todas as cidades deveriam fazer para motivar as pessoas a despertarem o gigante que tem em cada um de nós. Aproveitem o Empreenda Caraguatatuba e façam a diferença. Vocês verão a força que isso tem! Quando começa a discussão esquerda, direita, centro não se chega a lugar nenhum. Agora quando tem união, time, propósito, paixão e orgulho da cidade, o Empreenda torna-se uma oportunidade de mudar de comportamento para impactar a vida de todo o município. Isso pode espalhar e mudar a vida de todo um país porque quando uma cidade se torna referência através do Empreenda, outras começam a copiar Caraguatatuba”, concluiu.

O Palestrante

Em seu perfil no Twitter (@geraldorufino_), Geraldo Rufino, de 60 anos, se define como ex-ensacador de carvão, ex-catador de latinhas, quebrou seis vezes, maior reciclador de caminhões do Brasil, palestrante, escritor e irritantemente feliz.

Nascido em Campos Altos (MG), Rufino veio para São Paulo com quatro anos para morar na favela do Sapé, perdeu a mãe aos sete, foi trabalhar numa fábrica de carvão aos oito e depois, com nove, passou a catar latinhas num lixão. Na adolescência, trabalhou no parque de diversões Playcenter como office boy. Sempre manteve a chama empreendedora dentro de si e em 1985 criou a JR Diesel. A empresa tinha dois caminhões que se envolveram em um acidente, causando a perda total dos veículos, que não possuíam seguro. O que parecia o fim, se tornou um novo começo. O empresário decidiu desmontar os caminhões perdidos e vender as peças. Nascia aí, a JR Rufino a maior empresa de reciclagem e desmonte de veículos da América Latina. O negócio rende anualmente R$ 50 milhões. Um pouco da história e visão de mundo de Rufino podem ser conferidas nos livros: “O poder da Positividade: Os 7 princípios para blindar a sua mente e transformar a sua vida (2018)” e “O catador de sonhos (2015)”.

O Empreenda Caraguatatuba é uma realização da Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Planejamento Estratégico e Desenvolvimento, e conta com o apoio da Sabesp, Sebare/SP, Grupo Focus Leader, Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), Associação de Hotéis e Pousadas de Caraguatatuba (AHP), Associação dos Quiosques de Caraguatatuba (AQC), Investe São Paulo (Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade), De Huber Acabamentos para Construção, Caraguá Luz, Charlie 0 – Gestão e Suporte de Treinamento Aeronáutico, Concessionária Tamoios, MasterMind Treinamentos de Alta Performance, Grupo Studio, Optilink Ultraconexão, Associação Comercial e Empresarial de Caraguatatuba, Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), Imaruí Litoral Norte Distribuição Logística Ltda, Inglês Inteligente, Instituto Federal (IF/SP), Litoral Med, Centro Universitário Módulo e Petrobras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *