Prefeitura de Ilhabela confirma segundo caso de malária

A Prefeitura de Ilhabela confirmou, nesta terça-feira (20), o segundo caso positivo de malária. O paciente é um menino de 1 ano e 2 meses, morador no bairro Perequê, e está internado no Hospital Mario Covas.

Ele contraiu a forma menos grave da doença, transmitida através do parasita protozoário Plasmodium vivax e, segundo informações da Secretaria de Saúde, passa bem. A equipe da Vigilância Epidemiológica realiza varredura em todo o bairro onde mora a criança.

No último domingo (18) já havia sido confirmado o primeiro caso da doença, em 2018, em um garoto de 4 anos, que mora no Reino. O último caso havia sido em 2013.

Em função dos dois casos, os profissionais da saúde e do Hospital Mário Covas participaram de reunião para atualizar conhecimentos técnicos sobre o atendimento adequado.

A Secretaria de Saúde recomenda o uso de repelentes, principalmente das 18h em diante, uma vez que o mosquito Anopheles vive em locais de mata fechada com água corrente e tem hábito noturno. Outros mosquitos não transmitem a doença.

A malária é uma doença infecciosa febril aguda, causada por protozoários transmitidos pela fêmea infectada do mosquito Anopheles. De acordo com o Ministério da Saúde, a cura é possível, mas se a doença não for tratada desde o início, pode evoluir para forma grave e até causar a morte.

No Brasil, a maioria dos casos se concentra na região Amazônica, nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Os sintomas mais comuns da malária são febre alta, dor de cabeça, calafrios e tremores. Em casos mais graves, o paciente pode chegar a sentir náuseas, vômitos, cansaço e falta de apetite. Não existe vacina contra a doença.

Prevenção

A melhor maneira para evitar a propagação da doença é eliminar focos de reprodução do mosquito e passar repelentes de insetos no corpo.

As autoridades recomendam ainda como formas de combate a drenagem de terrenos, pequenas obras de saneamento para eliminação de possíveis criadouros do vetor, aterro e limpeza. Entre as medidas de prevenção individual estão: uso de mosquiteiros, roupas que protejam pernas e braços, telas em portas e janelas e novamente, repelentes.

Em caso de dúvida, a população deve entrar em contato com a Ouvidoria da Saúde através dos telefones 0800 077 1515 ou (12) 3896-9221 ou pelo e-mail: ouvidoria.saude@ilhabela.sp.gov.br, em horário comercial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *