A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realiza, nesta quinta-feira (18), o leilão de veículos apreendidos ao longo da rodovia Governador Mario Covas (BR-101), em Ubatuba. São cerca de 300 lotes entre carros, motos e ciclomotores que serão vendidos como sucatas, sem direito a documento para circulação, mas com possibilidade de aproveitamento de peças.
Os interessados em ver as peças podem consultar os lotes no site www.hirasawaleiloes.com.br onde podem avaliar melhor os detalhes do lote. O leilão presencial será às 9h, em Guarulhos.
De acordo com o PRF de Ubatuba, Rodney Stuart Lombardi, na lista de veículos para leilão, o mais antigo está há mais de 20 anos no pátio. Trata-se de uma pick up Ford F100 apreendida em 15/2/1998. Há, ainda, Fuscas, Gols, Golf, diversos modelos de motocicletas e ciclomotores.
O leilão é previsto no artigo 328 do Código Brasileiro de Trânsito (CTB) e o valor de venda obtido no lote é usado para pagar taxas e multas inadimplentes. Esses veículos, conforme Lombardi, vão à leilão após procedidas todas as notificações oficiais e decorridos os prazos legais sem manifestação dos proprietários.
Ele destaca a importância da retirada dos veículos dos locais após muito tempo parado porque cessam os custos de guarda do veículo e contribuem com o meio ambiente. “São grandes os esforços para limpeza e conservação dos pátios, sendo maiores em época de chuvas, com os cuidados de prevenção contra focos de criadouros de mosquitos, como o Aedes aegypti, transmissor da dengue, entre outras doenças. O esvaziamento dos pátios contribui para a saúde pública”, finaliza.