Com investimento de R$ 20 milhões, a Sabesp entregou nesta terça-feira (16), a Estação de Tratamento de Água (ETA) Maranduba, na região sul de em Ubatuba. O projeto alcança 60 mil pessoas da região e visa atender a alta demanda de abastecimento durante a temporada de verão, quando a população do Litoral Norte salta de 350 mil para 2 milhões de pessoas.
A estaçã foi projetada para atender a cidade por um período de 30 anos, elevando para 93% a cobertura de rede disponível em Ubatuba. De acordo com a Sabesp, a produção no local era de 50 mil litros de água por segundo e com a inauguração, a capacidade triplicou, chegando a 150 mil.
A cidade de Ubatuba é abastecida por águas de mananciais da serra do mar e tratadas nas ETAs Maranduba, Lagoinha, Praia Vermelha do Sul, Carolina e Itamambuca. De 2009 até dezembro de 2017, a Sabesp investiu pouco mais de R$ 163 milhões no município. Ubatuba tem 52% de cobertura da rede de esgoto e a meta para este ano é chegar em 70%.
O superintendente da Sabesp no Litoral Norte, José Bosco Fernandes de Castro, informou que a empresa planeja entregar novas obras no Litoral Norte ainda em 2018. Está prevista a inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Ilhabela, além de projetos em Caraguatatuba e no Araçá, em São Sebastião.
Bosco é responsável pela operação de 40 sistemas da Sabesp no Litoral Norte. Ele afirma que a maior dificuldade na região é engajar a população a fazer a ligação privada de esgoto e água. “Vamos promover ações junto aos órgãos municipais durante o verão para estimular essa conscientização. Ainda temos cerca de 8 mil ligações que precisam ser feitas nas quatro cidades e sem essa conexão com as residências o tratamento não acontece”.