Banco de Alimentos repassa cerca de 10 toneladas de produtos reaproveitados

O Banco Municipal de Alimentos de Caraguatatuba conseguiu reaproveitar cerca de 10 toneladas de produtos doados. A comida foi repassada a 16 entidades cadastradas no município, beneficiando mais de 2 mil pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social.

O balanço é referente às das ações desenvolvidas desde a reinauguração da entidade, realizada em agosto deste ano.

Foram mais de 16 toneladas de alimentos doados pelo Cauana Hortifruti de São José dos Campos e hipermercados da cidade (Spani Atacadista, Semar, Gama e Laticínios Litoral Norte), além dos agricultores locais.

As doações recebidas são alimentos que não possuem valor comercial, mas que estão aptos para o consumo. Todos os produtos passam por triagem da nutricionista do Banco de Alimentos, Fernanda Cardoso.

Ela explica que, os alimentos são pesados, passam por triagem e em seguida, são separados em kits ou para o processo de manipulação. “Neste caso, são transformados em geleias, molhos, patês, entre outros”, disse Fernanda.

No local, também está instalado o Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Cresans), onde são ministradas oficinas voltadas à segurança alimentar.

Durante o ano, cerca de 150 pessoas realizaram oficinas de salgados e doces para festas, tempero caiçara, panificação, confeitaria, aproveitamento integral dos alimentos e boas práticas de manipulação de alimentos.

Doadores interessados podem entrar em contato pelo telefone (12) 3887-3551 ou pelo email bancodealimentos@caraguatatuba.sp.gov.br. As parcerias serão concretizadas por meio de contratos, assegurando receptor e doador dos produtos.

Serviço

Banco Municipal de Alimentos de Caraguatatuba
Endereço: Avenida Ministro Dílson Funaro, nº 287 – Jardim Briânia
Telefones: (12) 3887-3551 ou 3883-6548

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *