Vereadora quer rodízio de veículos na temporada e feriados de Ilhabela

A presidente da Câmara Municipal de Ilhabela, vereadora Nanci Zanato (PPS), apresentou um projeto de rodízio de veículos durante a temporada e os feriados da cidade.

O projeto de lei cria em caráter experimental o Programa de Restrição ao Trânsito de Veículos Automotores durante os meses de janeiro, fevereiro, julho e dezembro e nos finais de semana e feriados prolongados durante os demais meses do ano.

A justificativa da proposta é o aumento da população residente e do número de turistas que visitam Ilhabela. A vereadora ressalta que o número de carros nesses períodos, chega a 30 mil em feriados prolongados e aumenta ainda mais em datas como Réveillon e Carnaval. Além da geografia do município, que tem apenas uma avenida principal, ligando o arquipélago de norte a sul.

Segundo o documento, estas características tem gerado transtornos, não apenas ao trânsito, mas, também ao meio ambiente, por conta do consequente crescimento da frota de veículos.

A propositura prevê que os critérios adotados para implantação da medida, os horários e locais a serem alcançados, conforme o dígito final da placa de licenciamento sejam definidos através de decreto do Executivo.

O PL isenta do programa os transportes coletivos, escolar, motocicletas e similares, taxis, ambulâncias e outros veículos utilizados em serviços essenciais e de emergência, conforme definido em regulamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *