FOTO EM FOCO: Somos todos fotógrafos

Adequando a expressão que se tornou viral para a ocasião de agora – o dia mundial da fotografia, ​celebrado 19 de agosto, ​a Foto em Foto comemora: somos todos fotógrafos!​ 


​A tecnologia ao nosso alcance nos permite fotografar sem qualquer economia. Diferente da época do filme, quando todo o processo era mais custoso, complicado e demorado. O filme e a revelação eram caros e isso limitava a prática fotográfica. As câmeras exigiam atenção e estudo; era preciso técnica, jeito certo até para carregá-las com o filme correto para cada tipo de luz. Era preciso esperar pelo resultado final: a foto revelada, para enfim saciar a curiosidade e avaliar se houve acerto ou erro. 


Hoje, o resultado da foto se estampa ao vivo na tela do smartphone e pode-se fotografar o tempo inteiro. Pouquíssimas se materializam no papel. Quase todas existem apenas no mundo virtual, perdidas no meio de hds, cartões de memória, nas redes sociais. 


Popularizar e democratizar a fotografia é ótimo. O encantamento de ver o mundo com o olhar fotográfico é único. Esse olhar nos faz mais conscientes tanto da beleza, quando da feiura que nos rodeia. Nos capacita a criar enquadramentos mentais e a perceber quando um acontecimento a nossa frente merece ser registrado. A boa prática fotográfica nos desaliena e nos engrandece.


Infelizmente, a popularização e democratização vieram juntos com a banalização. Esta última desumaniza, automatiza o ato de fotografar e exaure toda a sua força; no limite, ela o vulgariza e faz o mundo perder o brilho e ficar opaco. Estão por aí, cruelmente espalhados, por todos os lados, por todos o cantos, quer nas telas de lcd ou em impressos, incontáveis fotos medíocres e descuidadas de lugares, de bichos, de gente, de pratos de comida… Por isso convém comemorarmos a fotografia todos o dias e não somente no seu dia marcado no calendário, buscando fotografar sempre com carinho e alma, exercitando um olhar que realmente perceba a grandiosidade do mundo e que nos orgulhe de sermos todos fotógrafos.


Por Márcio Pannunzio
*Os direitos autorais das fotos da coluna Foto em Foco pertencem a Márcio Pannunzio. Desrespeitar o direito do autor é crime. Havendo interesse em usar qualquer fotografia da coluna para fins jornalísticos, institucionais, didáticos ou publicitários, entre em contato para negociar o devido licenciamento de uso de imagem: marciopann@gmail.com

  Conheça mais trabalhos de Márcio Pannunzio pelos sites: www.marciopan.art.brwww.marciopan.comwww.ilhabelaemfoco.com e www.retratararte.com. E aqui no Foto em Foco, toda semana uma diferente série fotográfica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *