ONG ajuda cidades do Litoral Norte a cumprir metas de sustentabilidade

Instituto estudou durante dois anos medidas para auxiliar no
desenvolvimento dos municípios
Caraguá será sede do lançamento do observatório (Foto: Divulgação)



A partir de 6 de maio, as cidades do Litoral Norte participarão do projeto Observatório Litoral Sustentável, promovido pela ong Instituto Pólis, para estimular ações de desenvolvimento e preservação ambiental em Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba.


Desde 2011, o instituto se dedica a estudar dados das cidades do Litoral Norte e Baixada Santista para fazer um raio x de cada cidade, apontando quais as carências e os pontos fortes de cada uma. Representantes da sociedade civil e do poder público auxiliaram no levantamento das informações. Dessa forma, foram elaboradas agendas municipais com metas para garantir que o desenvolvimento das cidades seja equilibrado e inclusivo.

A ONG dará suporte e fará o acompanhamento da implementação de políticas públicas prioritárias nas nove cidades da Baixada Santista e nos quatro municípios do Litoral Norte pelos próximos dois anos. A ideia é que, com ações mais bem estruturadas, os municípios consigam atrair mais investimentos para se desenvolver.

Metas
Nas agendas estão medidas a serem tomadas nos segmentos como meio ambiente, habitação, saúde, educação, turismo, desenvolvimento econômico, mobilidade. Entre as metas estão: efetivar regularização fundiária de milhares de moradias precárias na região, criar novas áreas para habitação popular, ampliar o saneamento básico e ambiental para locais hoje não atendidos, aumentar a abrangência de programas de saúde, garantir qualificação profissional a pessoas de baixa renda, criar planos de manejo para áreas de proteção ambiental, garantir o uso econômico sustentável das unidades de conservação.

“Todo o trabalho de mapeamento minucioso da região e estabelecimento de prioridades em ações de governo, com foco no desenvolvimento sustentável e com inclusão, foi realizado com a participação de mais de 200 entidades representantes da população nas duas regiões”, explica o advogado, professor universitário e coordenador do projeto, Nelson Saule Junior.

Serviço
Lançamento do Observatório Litoral Sustentável
Data: 6 de maio
Horário: das 17h30 às 21h30
Local: Hotel Atlântico Sul, na Rua Sebastião Mariano Neppomuceno, 77, Centro – Caraguatatuba
Mais informações: www.litoralsustentavel.org.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *