Pedestre é atingido por tiro no Centro de Caraguatatuba; atirador é identificado e preso

Um incidente assustou as pessoas que estavam na Praça Diógenes Ribeiro de Lima, na madrugada deste domingo (28/12), na região central de Caraguatatuba. Uma discussão entre dois homens escalou para o uso de arma de fogo e o disparo acabou atingindo um pedestre que passava pelo local.

A Prefeitura de Caraguatatuba confirmou que a vítima não tinha qualquer envolvimento com o desentendimento, tendo sido ferida de forma aleatória.

Equipes do SAMU e do Corpo de Bombeiros foram acionadas rapidamente para prestar socorro à vítima, um jovem de 16 anos, Ele estava consciente porém desorientado, e segundo os socorristas, foi baleado no braço. A bala transfixou e aparentemente  estava alojada no tórax. A vitima estava apresentando hemorragia na região da axila.

A vítima foi atendida e transportada pela Unidade de Resgate do Corpo de Bombeiros, sendo transportado de imediato, para a Santa Casa de Caraguatatuba, ficando sob cuidados médicos.

Apenas 15 minutos depois do tiro, a Polícia Militar prendeu o suspeito do crime, um homem de 23 anos,

 

Siga o canal “Nova Imprensa” no WhatsApp e fique por dentro das notícias do Litoral Norte: https://whatsapp.com/channel/0029Vb3aWJl29759dfBaD40Y

 

A caçada ao autor do tiro

Após o disparo, testemunhas relataram que o atirador embarcou rapidamente em um veículo de aplicativo para fugir. Com base nas características repassadas e no rastreamento das câmeras do COI (Centro de Operações Inteligentes), as viaturas iniciaram o cerco.

A prisão foi possível graças ao rastreamento em tempo real feito pelo COI. Operadores das câmeras de monitoramento da Prefeitura localizaram o homem nas imediações de uma agência bancária e orientaram as viaturas até o local exato da abordagem.

Os policiais pararam um veículo com quatro ocupantes e perceberam que um dos passageiros tentou se esconder no interior do automóvel assim que notou a presença da viatura.

Durante a averiguação, o homem confessou a autoria do crime. Ele indicou aos policiais que a arma utilizada, um revólver calibre .38, estava escondida embaixo do banco do motorista. A arma foi apreendida com munições intactas e outras deflagradas.

O prefeito Mateus Silva destacou a eficiência da integração entre as forças policiais e o sistema de monitoramento da cidade. “Essa resposta rápida demonstra a importância da integração entre as forças de segurança e do uso da tecnologia no apoio às ações policiais”, afirmou, reforçando que o foco é garantir a tranquilidade de moradores e turistas.

Diante dos fatos, o suspeito recebeu voz de prisão em flagrante e foi conduzido à delegacia, juntamente com a arma apreendida e as testemunhas que presenciaram o ocorrido. Ele permanece preso e à disposição da Justiça.

 

Nota oficial da Prefeitura

 

Apesar do susto, a Prefeitura de Caraguatatuba enfatizou que o crime foi um fato isolado e sem ligação com a programação oficial de shows de verão.

Para a temporada, a cidade implementou um esquema de segurança, utilizando reconhecimento facial integrado ao sistema Muralha Paulista, da Secretaria de Segurança Pública do Estado. Nos dois primeiros dias de festa, a tecnologia já identificou 17 pessoas com pendências na Justiça.

A Operação Verão 2025/2026 segue com efetivo reforçado, incluindo Polícia Militar, Guarda Civil Municipal e agentes de trânsito, focando nas áreas de maior aglomeração.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *