Com o aumento expressivo no fluxo de turistas para as festas de fim de ano, a Prefeitura de Caraguatatuba deu início, nesta segunda-feira (22), a uma operação integrada para intensificar a fiscalização e o atendimento nas praias. O foco principal da ação é combater problemas crônicos da temporada, como o uso de caixas de som potentes e a presença de animais na areia.
As equipes, coordenadas pela Secretaria de Urbanismo, estarão baseadas em pontos estratégicos. Na região central e Norte, as praias de Martim de Sá, Prainha e Cocanha contam com bases fixas para orientar banhistas e fiscalizar quiosques e ambulantes.
Siga o canal “Nova Imprensa” no WhatsApp e fique por dentro das notícias do Litoral Norte: https://whatsapp.com/channel/0029Vb3aWJl29759dfBaD40Y
Fiscalização nas praias
A blitz de verão não se limita apenas à segurança pública, mas foca no ordenamento de posturas. Entre as principais frentes de atuação das equipes de fiscalização, segundo a prefeitura está o rigor no controle de caixas de som e aparelhos que causem perturbação do sossego. Sobre o uso do solo, será fiscalizada a montagem de mesas e cadeiras por quiosques e o comércio irregular.
Além disso, estão proibidos cães e outros animais domésticos na faixa de areia por questões sanitárias. Por outro lado, serão dadas orientações sobre o descarte correto de lixo e preservação das costeiras.
A operação mobiliza servidores de nove pastas diferentes, incluindo Meio Ambiente, Turismo, Saúde e Fazenda. A Guarda Civil Municipal (GCM) presta o suporte de segurança nas abordagens, garantindo que as orientações sejam cumpridas sem conflitos.
Para o visitante, os pontos fixos servem como centros de informação. Para o morador, a medida tenta mitigar o impacto do turismo de massa na infraestrutura local. Segundo a administração municipal, o objetivo é promover uma convivência harmoniosa entre quem busca lazer e quem reside na cidade.
Os pontos de apoio funcionam durante todo o período diurno ao longo da temporada de verão. Denúncias sobre irregularidades podem ser feitas através dos canais oficiais da Prefeitura ou diretamente aos agentes nas bases da Martim de Sá e Cocanha.




