Caraguatatuba ganha novo Fórum e ampliação da DDM

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, esteve em Caraguatatuba nesta segunda-feira (15), para inaugurar duas importantes estruturas. Pela manhã, entregou a ampliação da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) e na parte da tarde foi a vez do novo Fórum.

A cerimônia contou com os secretários de Estado Adriana Liporoni (Políticas para a Mulher), Osvaldo Nico Gonçalves (Segurança Pública) e Fábio Prieto (Justiça e Cidadania); com o prefeito de Caraguatatuba, Mateus Veneziani da Silva; e com o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Fernando Antônio Torres Garcia, entre outras autoridades.

A nova DDM, segundo o governador, a torna mais acessível e preparada para serviços de alta complexidade. Com um investimento estadual de R$ 2,7 milhões , a unidade passou por uma modernização completa, com foco na acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida.

Siga o canal “Nova Imprensa” no WhatsApp e fique por dentro das notícias do Litoral Norte: https://whatsapp.com/channel/0029Vb3aWJl29759dfBaD40Y

O secretário de Segurança Pública, Osvaldo Nico Gonçalves, destacou a importância do novo espaço. “Uma DDM é mais do que apoio técnico; é um lugar seguro e acolhedor para a vítima durante todo o processo de denúncia. Com este gesto, reafirmamos o valor que damos à dignidade e à vida de cada mulher”, declarou.

A região do Vale do Paraíba, à qual pertence Caraguatatuba, conta com 10 DDMs territoriais e é reforçada por 29 policiais civis especializados.

fórum
A nova DDM, segundo o Governador, a torna mais acessível e preparada para serviços de alta complexidade (Foto; Governo de SP)

Além disso, a Polícia Militar está equipada com a Cabine Lilás, que já atendeu mais de mil vítimas desde sua implementação em junho. O serviço é realizado por policiais femininas treinadas para oferecer uma escuta qualificada, humanizada e empática, garantindo privacidade e respeito à vítima. As policiais na cabine fornecem informações detalhadas sobre os direitos da mulher, como solicitar medidas protetivas, registrar um boletim de ocorrência e acessar a rede de apoio (como casas de acolhimento, Defensoria Pública e serviços de assistência social).

Novo Fórum amplia a capacidade do Judiciário

O novo Fórum de Caraguatatuba, além de abranger cinco varas já existentes, oficializa a criação da 2ª Vara Criminal e da Unidade de Processamento Judicial (UPJ) Cível .

Com um projeto moderno, o imóvel agora concentra todos os setores essenciais para o funcionamento do sistema de Justiça, incluindo a Defensoria Pública, o Ministério Público, equipamentos psicossociais e espaços para a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

O secretário de Justiça e Cidadania, Fábio Prieto, destacou que a obra reforça o compromisso do Governo com o acesso à Justiça. “Com a instalação da 2ª Vara Criminal e da UPJ Cível, a região ganha mais eficiência, capacidade processual e agilidade no andamento de dois processos, beneficiando diretamente a população de Caraguatatuba e toda a região”, afirmou Prieto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *