Sabesp realiza teste com fumaça e corante para descobrir ligações clandestinas no Litoral Norte

A Sabesp começou nesta segunda-feira (8) em uma nova fase de fiscalização intensa no Litoral Norte para identificar e banir ligações clandestinas de residências na rede pluvial (água de chuva) que acaba caindo na  na rede de esgoto. A iniciativa, que utiliza testes de fumaça e corantes, é crucial para evitar a sobrecarga do sistema e proteger a saúde pública, além da fundamental balneabilidade das praias da região.

Com o diagnóstico inicial de 500 imóveis já vistoriados,35% das casas possuem conexões indevidas. Esse volume extra na  água pluvial atinge a rede de esgoto, que não foi projetada para isso, aumentando drasticamente o risco de transbordamento de esgoto nas ruas e, pior, o retorno do material para dentro das residências durante as chuvas.

Agora, equipes de técnicos especializados e devidamente identificados estarão em campo, realizando os testes de forma gratuita e totalmente segura para os moradores. No teste, a fumaça é injetada nos poços de visita (bueiros) e, caso haja uma ligação irregular, ela buscará caminho para o imóvel, podendo ser vista em pias, ralos e garagens.

A empresa orienta que, em caso de aparecimento de fumaça dentro do imóvel, o morador avise imediatamente um dos técnicos no local. A detecção é a chave para a correção.

Metas audaciosas e impacto ambiental

A operação da Sabesp no Litoral Norte promete cobrir mais de 55 km de tubulações e inspecionar cerca de 1.500 imóveis até março de 2026.

A gerente regional da Sabesp, Monica Riccitelli, é enfática: “A destinação incorreta da água de chuva com dejetos do domicílio para o esgoto provoca uma sobrecarga no sistema, especialmente em períodos de chuva intensa. Isso aumenta drasticamente o risco de retorno de esgoto para dentro das casas, além de afetar diretamente a balneabilidade das praias”, explica.

Vale ressaltar que a responsabilidade pela eliminação dessas conexões irregulares é do proprietário. A água de chuva deve ser escoada pelas calhas, ralos, sarjetas e galerias pluviais, que são de responsabilidade municipal, e nunca pelo sistema de esgoto doméstico.

Para tirar dúvidas sobre os testes, a população pode entrar em contato com a Sabesp pelos seguintes canais:

Canal Contato
WhatsApp (11) 3388-8000
Telefone 0800 055 0195
Agência Virtual agenciavirtual.sabesp.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *