Ciclone extratropical traz risco de deslizamentos e ventania de até 90 km/h a partir desta terça (9)

A Defesa Civil colocou o Litoral Norte sob atenção máxima a partir desta terça-feira (9/12). O motivo é a aproximação de uma frente de instabilidade gerada por um ciclone extratropical no Sul do país. A previsão indica um cenário de tempo severo que deve perdurar até quinta-feira (11).

No período podem ocorrer chuvas volumosas e rajadas de vento intensas que atingem diretamente a faixa litorânea. A região foi classificada com nível ‘Alto’ para acumulados de chuva, ficando logo atrás apenas da Serra da Mantiqueira na escala de riscos do estado.

Siga o canal “Nova Imprensa” no WhatsApp e fique por dentro das notícias do Litoral Norte: https://whatsapp.com/channel/0029Vb3aWJl29759dfBaD40Y

A maior preocupação das autoridades para as quatro cidades do Litoral Norte, Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba, recai sobre a saturação do solo. Há expectativa de chuva forte e contínua já nesta terça-feira. Por isso, eleva consideravelmente o risco de movimentos de massa e deslizamentos de terra nas áreas de encosta, características marcantes da geografia local e onde residem milhares de famílias. O alerta aponta que a combinação de tempestades com o terreno encharcado pode alagamentos pontuais e enxurradas em áreas urbanas mais vulneráveis.

A situação tende a se tornar ainda mais crítica na quarta-feira (10), quando o foco do perigo se desloca da chuva para a força dos ventos, com rajadas que podem superar os 90 km/h.

A ventania intensa aumenta drasticamente o risco de queda de árvores sobre a rede elétrica e vias públicas, potencializando a possibilidade de interrupções no fornecimento de energia e danos a estruturas frágeis. Mesmo com o afastamento do ciclone previsto para quinta-feira, ventos residuais ainda devem persistir na orla.

Gabinete de crise de olho no ciclone

Para mitigar os impactos, um Gabinete de Crise será ativado às 8h desta terça-feira no Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), integrando a Defesa Civil, concessionárias de energia, Sabesp e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

O objetivo é agilizar a resposta a eventuais bloqueios de rodovias, como a Rio-Santos e a Tamoios, e falhas nos serviços essenciais. A recomendação expressa para moradores e turistas que estão na região é de atenção total aos sinais de perigo geológico, como o surgimento de rachaduras em residências, inclinação anormal de árvores ou postes e o fluxo de águas barrentas descendo dos morros.

Em qualquer situação de risco, a orientação é abandonar o imóvel imediatamente e acionar a Defesa Civil pelo 199 ou os Bombeiros pelo 193.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *