O prefeito de Caraguatatuba, Mateus Silva, esteve reunido com o secretário de Estado da Saúde, Dr. Eleuses Paiva, para tratar de demandas do Sistema Único de Saúde (SUS), tanto no município quanto na região.
Mateus pediu a instalação de um hemocentro no Litoral Norte e destacou que historicamente o serviço de referência mais próximo está em Taubaté. Ele também defendeu a criação de um Departamento Regional de Saúde, uma vez que a macrorregião de Taubaté é referência técnico-administrativa na regionalização dos serviços de saúde do Litoral Norte, junto com outros 35 municípios do Vale do Paraíba.
“Com o crescimento demográfico da região, é necessário considerar outras variáveis para o planejamento de serviços de saúde voltados às especificidades dos quatro municípios, daí a importância em descentralizar a gestão em saúde. O litoral possui necessidades específicas, por sua extensão territorial e por suas características socioambientais”, explicou.
Segundo a prefeitura, o secretário Dr. Eleuses Paiva demonstrou sensibilidade às reivindicações e comprometeu-se a estudar a viabilidade dos pleitos com sua equipe técnica. O encontro contou ainda com a participação do secretário municipal de Saúde de Caraguatatuba, Dr. Raphael Ghetti, da secretária adjunta Luciana Fadel e do chefe de Gabinete, Dr. Marcelo Paiva.