Em apoio à campanha Outubro Rosa, que visa conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, Caraguatatuba promoverá um mutirão de exames e uma série de atividades de capacitação para profissionais de saúde.
Nos dias 4 e 18 de outubro, dois sábados, o Centro de Especialidades Médicas (CEM) se transformará em um ponto de atenção à saúde da mulher, oferecendo diversos serviços das 9h às 16h. Serão realizados exames de Papanicolau mediante agendamento, mamografias por livre demanda, testes rápidos para HIV, hepatite e sífilis (também por livre demanda), além de orientações gerais sobre saúde.
Siga o canal “Nova Imprensa” no WhatsApp e fique por dentro das notícias do Litoral Norte: https://whatsapp.com/channel/0029Vb3aWJl29759dfBaD40Y
A ação contará com o apoio de estudantes de enfermagem da Faculdade Módulo Caraguatatuba, do Campus Martim de Sá, para a coleta de Papanicolau, e da Unidade de Atendimento a Moléstia Infectocontagiosa (UAMI) para a realização dos testes rápidos.
No dia 24 de outubro, a Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) sediará um evento de capacitação voltado para profissionais da rede municipal de saúde. A programação, que terá início às 8h, inclui palestras com especialistas sobre diversos aspectos do câncer de mama, desde os técnicos e comportamentais até o encaminhamento de casos e as questões psicológicas relacionadas às pacientes.
Entre os palestrantes confirmados estão o ginecologista e obstetra Dr. Fernando Borges, a enfermeira Elizangela Santos, coordenadora do setor de oncologia municipal, e a psicóloga Jaquelina Teixeira, do Centro de Referência de Saúde da Mulher.
Morro Santo Antônio iluminado
Para marcar o Outubro Rosa, um dos cartões postais de Caraguatatuba, o Morro Santo Antônio, será iluminado com a cor rosa durante todo o mês. A iniciativa busca chamar a atenção da população para a causa e reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
Outubro Rosa: Programação da capacitação (24 de outubro)
8h às 8h30: Registro e boas-vindas
8h30 às 8h50: Abertura
8h50 às 9h30: Apresentação do setor
9h30 às 10h: Palestra do Dr. Fernando Borges: ‘Câncer de mama, aspectos técnicos, diagnóstico precoce e comportamento da doença’
10h às 10h30: Palestra da enfermeira Elizangela Santos: ‘Fluxo de encaminhamento de casos de câncer de mama ao setor de oncologia municipal’
10h30 às 10h50: Coffee break
11h às 11h30: Palestra da psicóloga Jaquelina Teixeira: ‘Aspectos psicológicos da paciente com câncer de mama’
11h30 às 12h: Encerramento