O Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) inaugura nesta terça-feira (16) duas novas exposições que exploram a cultura de diferentes povos e a força das memórias afetivas. As mostras ‘Memórias Poéticas’ e ‘Teares: Encontros de Culturas’ estarão abertas ao público, com entrada gratuita, até o dia 15 de novembro.
Siga o canal “Nova Imprensa” no WhatsApp e fique por dentro das notícias do Litoral Norte: https://whatsapp.com/channel/0029Vb3aWJl29759dfBaD40Y
‘Memórias Poéticas’: Viagem no tempo através de fotos
A exposição “Memórias Poéticas” convida o público a uma jornada nostálgica por meio de 60 fotografias. Com curadoria de Claudia Lopes, a mostra apresenta registros autorais e familiares que capturam momentos do cotidiano, como almoços em família, abraços de avós e a simplicidade da infância.
As fotos, predominantemente de Caraguatatuba, estão distribuídas de forma a recriar a atmosfera de um lar, com porta-retratos, molduras e até uma colcha de retalhos, despertando sentimentos de saudosismo. A programação da exposição inclui visitas guiadas e rodas de conversa.
‘Teares: Encontros de Culturas’: A arte têxtil de diferentes povos
Já a exposição “Teares: Encontros de Culturas” é uma realização do Ponto de Cultura Viva – Espaço Hartãt Acervo Indígena. Com curadoria de Carlo Cury, Christian Moscatelli e Samantha Moscatelli, a mostra explora a interdependência entre o ser humano e a natureza através de tecidos indígenas da Amazônia e dos Andes, além de tapetes da Ásia Meridional.
A mostra revela semelhanças entre culturas distantes, mostrando como a arte têxtil representa ciclos da vida e crenças místicas. As peças, com bordados e nós que carregam simbolismos, pertencem à coleção do “Espaço Hartãt” e à empresa “Filhas do Sol Tapetes”.
As duas exposições integram o projeto MACC Museu Vivo e têm o apoio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).
Serviço:
Exposições ‘Memórias Poéticas’ e ‘Teares: Encontros de Culturas’
Local: Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (Macc) – Praça Dr. Cândido Motta, 72 – Centro
Datas: De 16 de setembro a 15 de novembro, de terça a sábado, das 10h às 18h
Entrada gratuita
Classificação: Livre