Estado abre inscrições para 5 mil vagas de professor de eixos tecnológicos

 A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc) abriu as inscrições para um processo seletivo simplificado que visa preencher cerca de 5 mil vagas para professores de cursos técnicos e profissionais. Os profissionais atuarão em seis eixos tecnológicos do Ensino Médio em 2026.

Siga o Canal “Nova Imprensa” no WhatsApp e fique por dentro das notícias do Litoral Norte: https://whatsapp.com/channel/0029Vb3aWJl29759dfBaD40Y

Os interessados têm até o dia 11 de agosto para se inscrever exclusivamente pelo site da Fundação Getúlio Vargas (FGV): https://conhecimento.fgv.br/concursos/seducsp25.

As oportunidades estão distribuídas nas 91 diretorias regionais de ensino da Seduc e são voltadas para profissionais com formação em cursos de licenciatura, bacharelado ou tecnólogos, além de especialistas com notório saber e técnicos com experiência comprovada, de acordo com os critérios da Deliberação CEE nº 207/2022.

A remuneração para o professor, com carga de 40 horas semanais, é de R$ 5.565,00, com a possibilidade de jornada proporcional. As contratações serão por tempo determinado. O edital completo com todas as regras e detalhes está disponível para consulta no Diário Oficial do Estado.

Eixos tecnológicos e áreas de atuação

professor

O processo seletivo abrange seis eixos tecnológicos com vagas para os cursos que serão ofertados na rede estadual em 2026. As áreas contempladas são Gestão e Negócios: Administração, Logística e Vendas; Saúde: Enfermagem e Farmácia; Tecnologia da Informação: Ciência de Dados, Desenvolvimento de Sistemas e Robótica; Recursos Naturais: Agronegócio; Turismo, Hospitalidade e Lazer: Hospedagem e Controle e Processos Industriais: Eletrônica.

O edital informa que cada uma das 91 diretorias de ensino oferece um conjunto específico de eixos, de acordo com a demanda e o interesse dos estudantes.

O processo seletivo é dividido em quatro etapas:

  1. Prova Objetiva: Com 30 questões (10 de conhecimentos pedagógicos e 20 específicos do eixo escolhido).
  2. Prova Discursiva: Uma questão, com valor de até 20 pontos, sobre conteúdos gerais e específicos da área escolhida. A prova tem caráter eliminatório e avaliará a capacidade de interpretação, argumentação e redação do candidato.
  3. Prova Prática: Um vídeo de 5 a 7 minutos simulando uma aula, com temas definidos pela Seduc-SP.
  4. Avaliação de Títulos.

As provas objetiva e discursiva serão aplicadas no dia 28 de setembro nos 77 municípios-sede das diretorias de ensino. O período para envio dos vídeos da prova prática será entre 18 de agosto e 15 de setembro.

O professor pode escolher até duas diretorias de ensino para fins de contratação e um ou dois eixos de prova, desde que os horários não coincidam. A taxa de inscrição é de R$ 49. O edital prevê ações afirmativas para candidatos pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência. Estrangeiros com residência legal no país e que atendam aos critérios de naturalização também podem se inscrever.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *