Em Caraguatatuba, uma operação intersetorial realizada nesta terça-feira (15), no entorno da rodoviária, abordou cerca de 40 pessoas em situação de rua com o objetivo de retirá-las da noite fria para um abrigo.
Durante a ação, oito animais foram vacinados e microchipados, e seus tutores receberam orientações sobre os procedimentos para castração gratuita, viabilizada pelo setor de Zoonoses. Outros animais também foram agendados para castração.
A iniciativa, que envolveu equipes da Assistência Social, Guarda Civil Municipal, Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), Zoonoses e Trânsito, buscou oferecer informações sobre cuidados, direitos e os serviços disponíveis no município. Dentre os serviços, o acolhimento do Centro Pop, para pessoas em situação de rua e seus animais.
Segundo Arthur Bruller, secretário de Assistência Social, o Centro Pop é um serviço especializado e essencial para este público. “O Centro Pop é um centro de referência, sua especialidade é a pessoa em situação de rua. A condição é simples: estar em situação de rua. Assim, qualquer pessoa pode e será acolhida e atendida no serviço”, explicou o secretário, comparando a atuação do Centro Pop a um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) adaptado às demandas específicas dessa população.
O Centro Pop
O Centro Pop conta com uma equipe técnica multidisciplinar, composta por assistente social, psicólogo, educador social e agentes administrativos. O local oferece acolhida e escuta qualificada, encaminhamentos para emissão de documentos, serviços de saúde e defensoria, além de auxílio para retorno ao município de origem.
Siga o canal “Nova Imprensa” no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029Vb3aWJl29759dfBaD40Y
Para as pessoas e seus animais, o Centro Pop disponibiliza café da manhã, banho, troca de roupas, guarda de pertences e oficinas socioeducativas.
“O Centro Pop tem essa característica diferente dos outros centros socioassistenciais: as pessoas vão com seus animais, na maioria cachorros, podendo estar com eles no espaço durante seu atendimento ou busca por informações. Ontem [terça-feira] fizemos uma ação de vacinação, microchipagem e agendamento para castração, por exemplo”, destacou Bruller.
A Prefeitura informou que abordagens a pessoas em situação de rua serão expandidas para outros pontos da cidade, reforçando o compromisso com a assistência social e o bem-estar animal. Só em 2025, a Secretaria de Assistência Social já realizou 562 cadastros no CadÚnico e prestou 1026 atendimentos a pessoas em situação de vulnerabilidade.
O Centro Pop de Caraguatatuba funciona na Rua Antônio Valente, 100, bairro Jardim Jaqueira, das 8h às 17h.
Para informar sobre pessoas ou famílias em situação de rua que necessitem de orientação, os contatos são: (12) 3889-4157 ou (12) 3888-2582. O “Plantão Abordagem” acontece via WhatsApp pelo número (12) 99784-9860.