Uma família de 5 pessoas foi salva de afogamento na Praia da Lagoinha, em Ubatuba. O resgate dramático do pai, mãe e três filhos, entre eles um bebê que estava em uma pequena prancha, aconteceu nesta segunda-feira (27) e foi feito pelo helicóptero Águia da Polícia Militar.
O perigo das correntezas em Ubatuba
Segundo a Polícia Marítima, o incidente aconteceu já no final da tarde, horário em que os guarda-vidas não estão mais na praia. O helicóptero Águia fazia o patrulhamento preventivo da orla e conseguiu ver um grupo de pessoas afastada da margem, bem como em risco de afogamento.
De acordo com a equipe, o mar parecia calmo, mas a correnteza os puxou para o fundo. Ainda que a família soubesse nadar, todos já estavam exaustos e bastante afastados da faixa de areia naquele momento.
Então, os guarda-vidas desceram do helicóptero Águia na água e a família inteira foi rebocada da correnteza e do mar de forma segura.
Cuidado com as aparências
O Corpo de Bombeiros orienta aos banhistas que não devem se afastar muito da praia. O Capitão João Batista Rapaci, comandante do do Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar) enfatiza: “permaneçam onde ainda dá pé, água no umbigo sinal de perigo”.
A Polícia Marítima reforça o recado dado: “Ser bons nadadores e estar em praia tranquila, não impediu essa família de ser arrastada por uma forte correnteza e exposta a risco de morte, inclusive levando um bebê. Assim ocorre com inúmeras pessoas ano após ano: o excesso de confiança é traiçoeiro, a situação foge de controle e o pior acontece”.
A equipe explica ainda que época de festas, praias lotadas, dias ensolarados, horário avançado e sem guarda-vidas são situações propícias para eventos trágicos acontecerem.