O hospital Stella Maris, em Caraguatatuba, deve receber sistemas de energia solar e lâmpadas de LED para aumentar a eficiência energética e cortar gastos na unidade. O projeto da distribuidora de energia EDP tem investimento de R$ 252,6 mil.
A projeção é que a economia total de energia será de aproximadamente 850 megawatts-hora (MWh/ano), o equivalente ao consumo médio anual de energia de 360 famílias. O sistema também gera menos impacto ambiental .
Inicialmente será implantada uma usina fotovoltaica de 26,5 Kwp e instaladas 884 lâmpadas de LED nos ambientes internos e externos, visando a redução do consumo de energia por meio de fonte renovável. A instalação dos equipamentos no hospital será realizada gradativamente, com previsão de conclusão em oito meses.
Hospitais de São José dos Campos, Jacareí, Lorena, Suzano e Guarulhos também serão beneficiados pelo projeto. Os recursos investidos em todos os municípios somam mais de R$ 1,7 milhão.
“Sabemos que os hospitais estão sob grande pressão neste momento. Este projeto de eficiência energética permitirá aprimorar a qualidade de iluminação desses espaços e, principalmente, diminuir gastos com o consumo de energia, possibilitando a otimização de recursos para melhor atendimento à população”, afirma João Brito, vice-presidente de Distribuição da EDP no Brasil.