Uma abordagem conjunta da Polícia Ambiental e da Polícia Rodoviária resultou na apreensão de dois filhotes de papagaio-verdadeiro, em Caraguatatuba. Os animais estavam sendo transportados ilegalmente, na última terça-feira (21), pela região da Tabatinga.
A operação foi desencadeada após denúncias sobre o comércio ilegal de animais silvestres que estaria ocorrendo na cidade vizinha de Ubatuba, com movimentação suspeita para outras áreas da costa.
Filhotes em ‘corredor da morte’
Durante a fiscalização, um veículo suspeito foi interceptado e, no interior, os policiais encontraram as duas aves em condições deploráveis. Os filhotes de papagaio estavam confinados em uma caixa de isopor, completamente vedada, sem ventilação adequada, água ou alimento.
Segundo a equipe, a crueldade durante o transporte é uma prática comum no tráfico de fauna, onde os animais são submetidos a condições extremas para evitar a detecção.
O condutor do carro, que não teve a identidade revelada, confessou às autoridades que havia adquirido os papagaios por meio de mensagens no Whatsapp. O grupo era voltado à negociação de animais silvestres, e o homem participava com a intenção de revender as aves no mercado ilegal.
Os papagaios não possuíam qualquer tipo de anilhamento ou documentação de origem, configurando o crime de transporte e comércio de fauna silvestre.
Multa de R$ 8 mil e veículo apreendido
O crime resultou na aplicação imediata de dois autos de infração ambiental, que somam R$ 8 mil em multas. O valor foi agravado, segundo a Polícia Ambiental, uma vez que a abordagem ocorreu na zona de amortecimento do Parque Estadual da Serra do Mar (PESM), uma área de proteção ambiental rigorosa.
A ocorrência foi apresentada na Delegacia Central de Caraguatatuba, onde foi registrado boletim de ocorrência por crime ambiental, com base na Lei Federal de Crimes Ambientais. O veículo utilizado no transporte das aves foi apreendido pelas autoridades.
Os filhotes de papagaio-verdadeiro foram resgatados e encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) em Lorena, no Vale do Paraíba, onde passarão por avaliação e reabilitação.
A Polícia Ambiental reforça que o tráfico de animais silvestres é um crime grave, com sérias consequências para o meio ambiente e o bem-estar animal.