Caraguatatuba prorroga vacinação contra HPV e mira combate ao câncer

A Secretaria de Saúde de Caraguatatuba intensificou a campanha de vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV) e de atualização da caderneta vacinal para crianças e adolescentes. A mobilização, que foca na ampliação da cobertura vacinal, segue em vigor até 31 de outubro, com estratégia de levar a imunização diretamente às escolas, prevenindo o câncer causado pelo vírus.

O foco principal da nova etapa são os adolescentes com idades entre 15 e 19 anos, um público considerado crucial para a prevenção. As equipes de saúde estão realizando a aplicação das doses em instituições de ensino públicas, particulares e de nível superior da cidade. A vacinação nas escolas depende da apresentação de uma declaração de consentimento assinada pelos pais ou responsáveis do aluno.

Siga o canal “Nova Imprensa” no WhatsApp e fique por dentro das notícias do Litoral Norte: https://whatsapp.com/channel/0029Vb3aWJl29759dfBaD40Y

Paralelamente, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município continuam oferecendo a vacina contra o HPV, de forma gratuita e contínua, reforçando a importância da proteção precoce.

vacina
(Foto: Divulgação)

Prevenção contra o câncer

O HPV é uma das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) mais comuns e está associado a diversos tipos de câncer e lesões graves. A imunização realizada na adolescência é a forma mais eficaz de proteção, pois garante uma resposta do organismo antes da possível exposição ao vírus.

“A ampliação da cobertura vacinal é uma prioridade, especialmente entre o público adolescente. A imunização precoce é a maneira mais eficaz de garantir proteção, pois oferece maior resposta antes da exposição ao vírus”, destacou a pasta de Saúde.

Além da vacina contra o HPV, a campanha visa garantir que o esquema vacinal completo de crianças e jovens menores de 15 anos esteja em dia.

A estratégia faz parte de um esforço de saúde pública para corrigir eventuais atrasos no calendário de vacinas e assegurar que a população jovem esteja adequadamente protegida. A orientação é para que pais e responsáveis procurem uma unidade de saúde até o final do mês para a imunização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *