O município de São Sebastião recebe, nesta terça-feira (21), o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, para a oficialização do arrendamento da área SSB01 do Porto de São Sebastião. O evento está marcado para as 12h15, na sede da Companhia Docas, no Centro da cidade. Depois, ele segue para Caraguatatuba onde também fala do tema.
O projeto de arrendamento prevê gestão privada da área por 35 anos e um investimento de R$ 660 milhões em infraestrutura.
Entre as mudanças estão a construção de um novo píer de atracação, a ampliação do pátio operacional do porto e a implantação de um sistema moderno para o carregamento e descarregamento de caminhões. Além da dragagem para o aprofundamento dos canais de acesso, permitindo a atracação de navios maiores.
Siga o canal “Nova Imprensa” no WhatsApp e fique por dentro das notícias do Litoral Norte: https://whatsapp.com/channel/0029Vb3aWJl29759dfBaD40Y
Impacto do porto na geração de empregos
Segundo a Prefeitura de São Sebastião, a iniciativa promove uma alta expectativa de impacto na geração de postos de trabalho. A previsão é que sejam criados aproximadamente 5 mil empregos diretos e indiretos durante a fase de obras. Após a conclusão e início da operação, a projeção é de 1,3 mil vagas permanentes.
O prefeito Reinaldinho Moreira destacou, em nota, a articulação junto ao Ministério para garantir que o desenvolvimento do porto beneficie a comunidade local. Na última semana, o prefeito assegurou a manutenção de um berço público na estrutura, o que permitirá o atendimento contínuo da comunidade portuária e dos trabalhadores da região.