Caraguatatuba, através da Secretaria de Saúde, intensificou a Campanha de Vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV), focando em adolescentes de 15 a 19 anos. O ‘Dia D’ oferecerá vacinas e atualização de cadernetas e acontece neste sábado (18).
Além disso, a prefeitura lançou um mutirão para atualizar as cadernetas de vacinação de menores de 15 anos, um esforço estratégico para elevar as baixas coberturas vacinais. As ações se estenderão até 31 de outubro.
Dia D e Mobilização nas Escolas
O ponto alto da campanha será o ‘Dia D’, que acontece neste sábado, 18 de outubro, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), com exceção da UBS Tabatinga, estarão abertas das 8h às 17h. A Vigilância Epidemiológica reforça que é obrigatória a apresentação da caderneta de vacinação para que as equipes de Saúde da Família possam conferir e aplicar as doses em atraso.
O município também fará uma busca ativa inédita, levando a vacinação para unidades de ensino públicas, particulares e faculdades. A imunização dos estudantes só será realizada mediante a declaração de consentimento assinada pelos pais ou responsáveis.
A vacinação contra o HPV é uma das prioridades da administração municipal. O vírus é a Infecção Sexualmente Transmissível (IST) mais comum no mundo e está diretamente ligado ao desenvolvimento de lesões e de diversos tipos de câncer.
O foco em adolescentes de 15 a 19 anos visa garantir a máxima eficácia da proteção, que é maior quando a imunização ocorre antes da maior exposição ao vírus.
Manter a caderneta de vacinação em dia, especialmente na adolescência, é crucial. Muitas vacinas previstas no Calendário Nacional, como as de reforço, são aplicadas justamente nessa faixa etária.