Mulher perde mais de R$ 100 mil em golpe de estelionato sentimental em Caraguatatuba

A polícia prendeu na última quarta-feira (8/10), Matheus Rodelo Monteiro Machado, de 27 anos, suspeito de aplicar um golpe de estelionato sentimental contra uma mulher de 31 anos, moradora de Caraguatatuba. A vítima perdeu cerca de R$ 104,5 mil após realizar 51 transferências bancárias ao ex-namorado, que foi detido em Santos após uma operação de inteligência.

Segundo a polícia, ele se passava por estudante de medicina, esportista e filho de família influente em Fernandópolis, no interior paulista. “Após estabelecer vínculos afetivos, o réu teria aplicado golpes financeiros, incluindo transferências indevidas, uso de cartões de crédito e falsas promessas de investimento. Há relatos de prejuízos consideráveis, além de medidas protetivas solicitadas por ex-namoradas”, diz o inquérito.

 

Siga o canal “Nova Imprensa” no WhatsApp e fique por dentro das notícias do Litoral Norte: https://whatsapp.com/channel/0029Vb3aWJl29759dfBaD40Y

O estelionato sentimental

O relacionamento entre o suspeito e a vítima durou aproximadamente 10 meses. Ainda no decorrer da relação, Matheus alegou ser investidor e convenceu a mulher a investir em criptomoedas e dólares. Prometendo altos retornos, ele incentivou as transferências bancárias, mas nunca devolveu o dinheiro, alegando, posteriormente, ser viciado em jogos.

Após o término, a vítima tentou reaver o valor e chegou a fazer um acordo de confissão de dívida. No entanto, Matheus continuou a descumprir o acordo, e ameaças passaram a fazer parte do cotidiano, com mensagens onde ele fazia insinuações de perigo caso a vítima insistisse em cobrar o pagamento.

As investigações apontaram que ele monitorava a vítima por um aplicativo de mensagens e usava relacionamentos amorosos como estratégia para aplicar golpes, com o mesmo modus operandi em várias outras mulheres de diferentes regiões. Em setembro, o Ministério Público chegou a solicitar a prisão preventiva do suspeito, que foi expedida três dias depois.

A prisão aconteceu na noite desta quarta-feira, na Avenida Epitácio Pessoa, na cidade de Santos, após 14 horas de operações policiais. Com Matheus, foram apreendidos dois celulares, 11 cartões bancários, porções de fumo, medicamentos e um carro cujo documento estava em nome de terceiros.

A defesa do suspeito afirmou que “a prisão de Matheus foi ilegal e desproporcional”, e alegou que irá provar a inocência dele. A polícia orienta outras possíveis vítimas a registrarem boletim de ocorrência caso tenham sido vítimas de golpes semelhantes, para que possam colaborar com investigações e ações futuras.

O suspeito foi encaminhado à cadeia pública do 5º Distrito Policial de Santos, onde ficará à disposição da Justiça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *