Com o objetivo de dar visibilidade a artistas da comunidade LGBTQIA+, a sexta edição do festival ‘Orgulhe-se’ chega a São Sebastião, entre os dias 4 e 17 de agosto. Neste ano, o evento cresceu e terá, pela primeira vez, uma programação na Costa Sul da cidade, além da tradicional celebração no Centro Histórico.
Siga o Canal “Nova Imprensa” no WhatsApp e fique por dentro das notícias do Litoral Norte: https://whatsapp.com/channel/0029Vb3aWJl29759dfBaD40Y
O festival inicia com o curso ‘Beleza e Identidade: Mercado e Estética PRO – Diversidades’, oferecido pelo CultSP Pro, um programa de incentivo do Governo do Estado. A abertura oficial, no entanto, ocorre na sexta-feira (8), a partir das 17h, no Teatro Municipal, com apresentações artísticas e rodas de conversa.
Estreia do ‘Orgulhe-se’ na Costa Sul
Pela primeira vez, o evento chega ao bairro de Boiçucanga, na Costa Sul, no próximo sábado (9), a partir das 17h30, na Praça Pôr do Sol. A programação musical contará com o DJ Gee, Franco Anselmo, Lianzz e o renomado DJ Tico Malagueta, conhecido por encerrar a maior Parada LGBT+ do mundo em São Paulo.
O fim de semana seguinte, nos dias 16 e 17 de agosto, será palco da maior celebração da diversidade do Litoral Norte, no Anfiteatro do Complexo Turístico da Rua da Praia. Nomes como Zumbicore, Drag Baiana, Sagax MC, Caique Meirelles e a artista Marcia Pantera compõem a programação. No sábado (16), haverá ainda uma mostra de teatro LGBTQIA+ e a exibição do filme ‘Guaiamum’.
O encerramento, no domingo (17), contará com apresentações artísticas e uma feira da diversidade com cerca de 20 expositores, incluindo os coletivos ‘Em Movimento’ e ‘Cabruca’, a ONG ‘Mães Pela Diversidade’ e a loja de artigos LGBT+ ‘Zé Cravo e Maria Frô’.
Programação paralela
Nesta edição, o ‘Orgulhe-se’ terá uma programação paralela, organizada pelo Coletivo Orgulhe-se em parceria com o comércio e entidades locais. Nos dias 7 e 14, o ponto de cultura Circo Navegador exibirá, gratuitamente, os filmes ‘Assexybilidade’ e ‘Toda Noite Estarei Lá’, respectivamente, dentro da programação do Festival Felino.
O projeto, que surgiu em 2019, foi criado a partir da necessidade de um evento sociocultural no Litoral Norte destinado a comunidade LGBTQIA+, mas que agregasse outros grupos sociais.
A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Fundação Educacional e Cultural ‘Deodato Sant’Anna’ (Fundass) e da Secretaria de Turismo (Setur), é parceira do evento desde sua primeira edição.
Para conferir a programação completa, acesse o Instagram do evento aqui.
Programação:
8 de agosto (sexta-feira) – Teatro Municipal – Centro – A partir das 17h: Nuno Geraes e Cia. Casa Criativa.
9 de agosto (sábado) – Praça Pôr do Sol – Boiçucanga – A partir das 17h30: Tico Malagueta, Seresta Praiana, DJ Gee, Lianzz, Franco Anselmo, João Pedersen e Macaya Queen.
16 de agosto (sábado) – Anfiteatro da Rua da Praia – A partir das 19h: Mateus Tomé, Coletivo Corpa, Tiana Tirrirow, Guaiamum, Drag Baiana e Luan Boulevard.
17 de agosto (domingo) – Anfiteatro da Rua da Praia – A partir das 14h: Dan Max, Zullema, Maria Diva, Sagax Mc, João Pedersen, Zumbicore, Spunk´t, Thifany Félix, Luizza, Macaya Queen, Ray Frank, Filhos de Dionísio, Caique Meirelles e Márcia Pantera.