As regatas da 52ª Semana Internacional de Vela – Classe Oceanos têm início neste domingo (20) com apresentação da Esquadrilha da Fumaça, na largada da primeira disputa da competição náutica mais tradicional da América Latina.
A cerimônia oficial que marca a abertura do evento será realizada no sábado (19), às 19h, no Race Village, com a presença do prefeito de Ilhabela, Antônio Colucci e autoridades, seguido da apresentação da Orquestra Popular de Ilhabela.
Siga o canal “Nova Imprensa” no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029Vb3aWJl29759dfBaD40Y
Na manhã de domingo (20), às 10h30, os veleiros que participam da competição farão um desfile em frente ao Píer da Vila. Em seguida, às 11h20, os céus de Ilhabela serão tomados pelas acrobacias da Esquadrilha da Fumaça, em uma exibição aérea que promete emocionar moradores e visitantes. A largada da primeira regata, denominada “Regata Alcatrazes por Boreste Marinha do Brasil, Toque Toque e Renato Frankenthal”, será às 12h20.
Outro destaque desta edição é a confirmação da presença do Navio-Veleiro Cisne Branco, da Marinha do Brasil. Conhecido como a “embaixada flutuante” do país, o veleiro representa a cultura naval brasileira em eventos internacionais e completa 25 anos de história em 2025.
Programação no Race Village
A partir desta sexta-feira (18) até o dia 26 de julho, o Race Village será ponto de encontro para quem deseja vivenciar a atmosfera da Semana de Vela mesmo fora d’água. O espaço conta com exposições, atividades educativas para o público infantil, transmissões ao vivo das regatas e atrações musicais com artistas locais e DJs, em apresentações durante o pôr do sol e à noite.
O Cine Villa Bella & Clube, no Centro Cultural da Vila, também preparou uma agenda especial de 18 a 27 de julho, com sessões entre 10h e 21h30.
A programação completa está disponível no site oficial da Prefeitura de Ilhabela – www.ilhabela.sp.gov.br.
Evento náutico e motor da economia local
Com 52 anos de tradição, a Semana Internacional de Vela de Ilhabela vai além das competições esportivas. É um dos grandes motores do turismo no arquipélago, gerando emprego, movimentando o comércio e fortalecendo a economia local.
A expectativa para esta edição é superar os números do ano passado, quando o evento atraiu cerca de 23 mil visitantes e movimentou mais de R$ 45 milhões na cidade. Os dados são do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, em parceria com o Observatório do Turismo de Ilhabela.