Filhote de toninha encalha em Ubatuba e não sobrevive ao resgate

Na manhã desta quinta-feira (26), um filhote de toninha (Pontoporia blainvillei), uma das espécies marinhas criticamente ameaçadas de extinção, foi encontrado encalhado na Praia Grande, em Ubatuba. O episódio, que gerou mobilização tanto dos turistas presentes quanto das autoridades,  teve um desfecho triste nessa sexta-feira (27), com a informação da morte do filhote.

A descoberta do filhote encalhado foi feita por turistas, que rapidamente acionaram os guarda-vidas da região. Esses profissionais efetuaram os primeiros procedimentos de resgate no local, enquanto aguardavam o apoio da equipe especializada do Instituto Argonauta.

Apesar dos esforços para salvar o filhote, que era um macho recém-nascido medindo 63 centímetros e pesando 2,6 quilos, ele não resistiu e veio a óbito. A natureza crítica do resgate de toninhas filhotes se deve ao fato de serem extremamente dependentes dos cuidados maternos nos primeiros meses de vida, principalmente da amamentação, que fornece os nutrientes essenciais e imunidade. A causa da morte será conhecida apenas após a necropsia.

A toninha

A toninha é uma das espécies de golfinhos mais ameaçadas de extinção no Brasil é endêmica da costa atlântica da América do Sul e enfrenta diversas ameaças, incluindo captura acidental em redes de pesca, poluição e degradação do habitat.

O Instituto Argonauta destaca que o encalhe de animais marinhos continua a ser um desafio na conservação dessas espécies ameaçadas e reforça a importância da sensibilização e participação do público em ações rápidas de comunicação com as autoridades competentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *