Cobrança da Zona Azul é automatizada a partir deste mês em Ubatuba

Ubatuba iniciou o processo de automatização do pagamento do estacionamento rotativo, conhecido como Zona Azul, na região central da cidade e em algumas praias. O sistema eletrônico entra em funcionamento a partir do dia 16 de dezembro.

De acordo com a Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano de Ubatuba (Emdurb) já foram instalados 45 parquímetros pela cidade, com opções de pagamento em moeda, pix ou cartão. Um aplicativo para dispositivos móveis também será disponibilizado. O sistema eletrônico de cobrança vai ser operado pela empresa Vaga Fácil.

Além da cobrança automatizada, os motoristas também poderão realizar o pagamento em pontos de venda no comércio local e em alguns quiosques de praia. Funcionários da Emdurb auxiliarão a população que precisar de ajuda ou informações.

O valor cobrado continua sendo R$ 2 a hora na região central e R$ 20 pelo estacionamento em praias do município. “A implantação do sistema eletrônico facilitará o pagamento pelos motoristas e dará mais transparência aos valores arrecadados com a Zona Azul”, ressaltou o presidente da Emdurb, Juraci Leite.

Segundo a Emdurb, o objetivo da mudança é evitar transtornos e garantir a eficiência da operação. Em entrevista ao site A Guardiã da Notícia, Juraci afirmou que “a medida busca coibir a atuação de flanelinhas, que vinham cobrando valores fixos pelo uso das vagas e, em alguns casos, cometendo atos de vandalismo contra motoristas que se recusavam a pagar”.

De acordo com a lei que definiu a automatização do processo de pagamento, a empresa que explora a zona azul tem direito a 50% dos lucros para o custeio da taxa de administração, bem como para a finalidade de implementação de novas tecnologias e da manutenção do sistema. Os outros 50% serão divididos da seguinte forma: 30% da receita mensal líquida vai para a Companhia Municipal de Turismo (Comtur), para custeio das despesas, e 20% para a Secretaria Municipal de Turismo, para o auxílio à implementação de políticas públicas voltadas ao fomento turístico de Ubatuba.

Confira os locais dos parquímetros já instalados

Centro – 8 unidades
Avenida Iperoig – 3 unidades
Rua Guarani – 1 unidade
Maranduba – 5 unidades
Lagoinha – 4 unidades
Pedra Verde – 2 unidades
Perequê-Açu – 4 unidades
Toninhas – 1 unidade
Praia Grande – 10 unidades
Tenório – 3 unidades
Itamambuca – 1 unidade
Félix – 1 unidade
Prumirim – 2 unidades

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *