Caraguá aguarda 1,5 milhão de turistas e Sabesp promete abastecimento eficaz

Caraguatatuba projeta receber aproximadamente 1,5 milhão de turistas para a temporada de verão e a  Sabesp garantiu, na manhã desta sexta-feira (6), que a estratégia de abastecimento de água vai funcionar.

Durante uma reunião de prestação de contas da empresa, o superintendente Rui Cesar Rodrigues Bueno prometeu o fornecimento contínuo de água através de um sistema robusto e confiável. Isso por que recentemente, a empresa concluiu a implantação de um novo sistema de reserva, que agora totaliza uma capacidade de 21 milhões de litros em toda a cidade.

Esses reservatórios que abrigam a água são projetos planejados para garantir o abastecimento de água potável à população, especialmente em períodos de seca ou baixa disponibilidade hídrica.

Estiveram presentes na reunião o prefeito Aguilar Junior e sua equipe, bem como Serjão Braz e representantes da nova administração do prefeito eleito Mateus Silva. Eles deixaram clara a preocupação com a falta de abastecimento na cidade.

Porém, segundo Bueno, a integração dos sistemas de Porto Novo e Guaxinduba foi fundamental para a expansão da capacidade, permitindo a redistribuição eficaz da água para diferentes regiões, incluindo a Costa Sul, Palmeiras Norte e a área central de Caraguatatuba. “Hoje, temos uma tranquilidade do ponto de vista híbrido graças à nossa capacidade de reserva ampliada”, destacou.

Ainda em relação à temporada 2024/2025, a Sabesp garantiu estar preparada com equipes de plantão e operações escalonadas para atender a demanda. O reforço inclui mais de 100 plantonistas, envolvidos diretamente no bem-estar da população, especialmente entre o período do Natal e a segunda semana de janeiro.

Sabesp anuncia mais obras de infraestrutura

Sabesp
O diretor regional Emerson José dos Santos e o prefeito Aguilar Junior (Foto: Nanau Paes)

O diretor regional da Sabesp no Vale do Paraíba e Litoral Norte, Emerson José dos Santos, anunciou novos investimentos significativos em Caraguatatuba, com foco na melhoria dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário.

Algumas obras estão em andamento, como nos bairros Jaraguazinho, Martim de Sá, Terralão e Golfinhos, onde estão previstos 24 km de redes coletoras, 2.184 ligações domiciliares e três estações elevatórias. Este projeto, com um custo superior a R$ 51 milhões, está programado para ser concluído em outubro de 2025.

Adicionalmente, entre os bairros Balneário Golfinhos e Massaguaçu, estão planejados 61 km de redes coletoras, 1.528 ligações domiciliares e oito estações elevatórias, com previsão de término em maio de 2026 e um investimento de mais de R$ 125 milhões.

As obras em andamento incluem também a construção das estações de tratamento de água no Guaxinduba e Porto Novo, que visam operar e tratar o lodo produzido.

No evento, também foram assinados termos de compromisso para fornecimento de infraestrutura de água e esgoto em áreas em processo de regularização pela prefeitura. O prefeito Aguilar Junior assinou os acordos para melhorias no Alto do Getuba, Vector (Pegorelli), Jardim Santa Rosa (Morro do Chocolate) e Pedra Grande (Massaguaçu), envolvendo 594 imóveis. As obras pertencem a núcleos habitacionais anteriormente congelados, agora em processo de regularização urbana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *