Bandeira vermelha: Verão começa com 13 praias impróprias no Litoral Norte

O verão começou neste sábado (21) com 13 praias impróprias no Litoral Norte. O levantamento sobre a qualidade da água é realizado pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).

São Sebastião concentra seis praias não indicadas para banho: Cigarras, Prainha, Arrastão, Pontal da Cruz, Porto Grande e Preta do Norte. Rio Itamambuca, dois pontos em Itaguá e Lázaro são os locais impróprios em Ubatuba. Na cidade de Caraguatatuba, as praias Indaiá e o Centro não são recomendadas, enquanto em Ilhabela a única praia sem condições propícias para banho é Itaquanduba.

No estado de São Paulo, outras cinco regiões estão com as bandeiras vermelhas, sendo três em Praia Grande, uma praia em Mongaguá e uma no Guarujá. Todas as praias analisadas em Santos, Bertioga, São Vicente, Itanhaém, Peruíbe, Cubatão, Iguape e Ilha Comprida, portanto próprias para banho neste início de verão, conforme os dados da Cetesb.

O mapeamento da companhia é interativo e oferece um retrato instantâneo do cenário, podendo ser usado pelos turistas para definir seu destino. A Cetesb monitora 175 locais em praias de 15 municípios, dos quais 157 tem análise semanal.

O Litoral Norte concentra 99 pontos, ou 56% do total, ante 71 da Baixada Santista, distribuídos por nove municípios (Santos, Guarujá, Bertioga, Praia Grande, São Vicente, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe e Cubatão). Os outros pontos são analisados pelo órgão ambiental no extremo sul do estado, em Iguape e Ilha Comprida.

Especialistas recomendam não entrar na água quando ela estiver imprópria. A classificação é baseada nas densidades de bactérias fecais, medidas em amostras coletadas ao longo de cinco semanas consecutivas. No critério adotado pela Cetesb para águas marinhas, a bandeira vermelha reflete a presença de enterococos em densidades altas, demonstrando que há maior risco de contaminação para os banhistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *