Durante visita técnica promovida pela Concessionária Tamoios às obras do Contorno Sul, que vai ligar Caraguatatuba a São Sebastião, Marcos Elia Galvão, assessor de comunicação da empresa, confirmou a entrega das obras para novembro. O projeto deve ser finalizado no dia 17 e o Governo do Estado de São Paulo ficará a cargo de promover a cerimônia de inauguração dias depois.
O trecho do Contorno Sul tem 22,7 km de extensão, com três viadutos sentido Porto de São Sebastião e outros três no sentido da Nova Serra, inaugurada há dois anos com o mesmo objetivo de aliviar o tráfego de caminhões e carros no entorno. De acordo com Marcos, o trajeto que hoje é realizado em torno de uma hora pela Rodovia Rio-Santos (SP-55), poderá ser feito em 18 minutos pelo contorno.
O encontro para jornalistas das cidades da região foi realizado na tarde de terça-feira (10/9) com objetivo de apresentar o andamento das obras e também o pedágio free flow – primeira praça de cobrança automática neste modelo no Estado. A tarifa será de R$ 5, cobrada tanto na ida, quando na volta, por meio do sistema eletrônico instalado na altura do km 13,5.
O pedágio free flow é um sistema de cobrança que não requer a presença de cabines ou barreiras físicas, permitindo que os veículos passem sem parar ou reduzir a velocidade. O sistema funciona por meio de pórticos equipados com câmeras e sensores que identificam os veículos e registram as características necessárias para a cobrança, como a data e hora da passagem.
O free flow é utilizado em mais de 20 países, como Estados Unidos, China e Chile. No Litoral Norte, o pagamento pode ser feito pelas tags de cobrança de pedágio: Sem Parar, ConectCar, MoveMais, Taggy e Veloe. Quem não possui o sistema no veículo pode pagar pelo App Tamoios ou pelo site da concessionária em até 15 dias.