Ilhabela fecha polo de atendimento da dengue após redução de 40% nos casos

A Prefeitura de Ilhabela encerrou as atividades do polo de atendimento da dengue, nesta quarta-feira (12). A decisão foi tomada mediante a queda de 40% na incidência de casos da doença nas últimas duas semanas.

Com a chegada de temperaturas mais amenas e tempo seco, a epidemia de dengue no Brasil entrou em tendência de estabilidade, com desaceleração no número de novos casos. Isso por que o mosquito Aedes Aegypti se reproduz em água parada e muitos casos acontecem devido à grande incidência de chuvas e o acúmulo de focos de proliferação.

Neste momento, 24 estados e o Distrito Federal registram queda na incidência da doença e dois seguem em cenário de estabilidade. Até o fim de maio, o país registrava 4,7 milhões de casos e 2,5 mil óbitos, de acordo com o Ministério da Saúde.

Em Ilhabela, o polo de atendimento da dengue atendeu mais de 4 mil pessoas. A ausência de casos graves internados atualmente é um indicador positivo do controle da doença e, segundo a secretaria de Saúde, a tendência é que a redução persista até o próximo período sazonal, no verão.

unidade encerra atividades após atender mais de 4 mil pessoas durante epidemia (Foto: PMI/ Divulgação)

Recentemente, uma atividade de densidade larvária foi realizada em 751 imóveis e os resultados mostraram a presença de larvas do Aedes aegypti em 3,9% das residências, um índice que, indica a eficácia das medidas de controle adotadas, mas ainda pede cuidados. Por meio do Controle de Vetores a pasta segue em alerta, monitora de perto a situação e também intensifica as ações preventivas.

A Prefeitura de Ilhabela destaca a importância da colaboração de todos os moradores no combate à dengue. A maioria dos criadouros do mosquito continua sendo encontrada dentro das residências, o que torna essencial a participação ativa da comunidade na eliminação de focos de água parada.

“A continuidade das medidas de prevenção e o compromisso da população são fundamentais para manter os índices de infestação sob controle e assegurar a saúde e bem-estar de todos”, afirmou o prefeito de Ilhabela, Antônio Colucci.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *