Documentário sobre mulheres que lutam pela preservação do meio ambiente chega a Ilhabela

O Cineclube Citronela, em Ilhabela, apresenta um documentário sobre mulheres que lutam pela preservação do meio ambiente, nesta sexta-feira (24), no espaço cultural Pés no Chão. O filme Mulheres na Conservação, tem a direção de Paulina Chamorro e João Marcos Rosa, e a entrada é gratuita.

A diretora do filme, que também é jornalista ambiental, estará presente no evento e participará de um debate logo após a exibição do documentário. Com ela estarão a gestora do Parque Estadual, Gabriela Carvalho; a ambientalista e diretora do Instituto Ilhabela Sustentável, Gilda Nunes, bem como a presidente da Associação Castelhanos Vive, Vivian de Souza.

O filme Mulheres na Conservação

A produção de 2023 conta a história de mulheres que se dedicam a proteger biomas e espécies de animais ameaçados e que se tornaram referências mundiais. O documentário surgiu a partir de uma série de entrevistas com as conservacionistas durante três anos, em 12 estados brasileiros.

mulheres da conservação

Mulheres na Conservação venceu o prêmio principal do Female Film Festival, de Los Angeles, que premia produções do mundo todo, desde que lideradas por mulheres.

Os documentários exibidos pelo Cineclube Citronela são sempre filmes recentes, que estão participando e sendo premiados em festivais. Além disso, promovem assuntos atuais e que se relacionem com Ilhabela de alguma forma.

No caso de Mulheres na Conservação, o tema não poderia se conectar mais com a cidade, já que 85% do município é ocupado pelo Parque Estadual de Ilhabela, que protege 27.025 hectares de mata atlântica.  Vale salientar que são muitas mulheres à frente do trabalho de preservação ambiental.

O filme chega a Ilhabela na quinzena em que são comemoradas duas datas importantes para a luta pela preservação ambiental: o Dia Nacional da Mata Atlântica (27 de maio) e o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho).

Bônus

Antes da exibição de “Mulheres na Conservação”, os espectadores poderão assistir a três filmes de terror curta-metragem produzidos por estudantes dos 9⁰s anos da Escola Municipal Paulo Renato Costa e Souza, sob a orientação do professor Bruno de Almeida.

Os filmes foram produzidos durante as aulas de Língua Portuguesa, como parte de uma pesquisa sobre o gênero literário contos de terror, e foram realizados pelos próprios alunos utilizando câmeras de celulares, os espaços da escola e aplicativos de edição.

Cineclube Citronela

O Cineclube Citronela é uma produção da Salga Filmes, coletivo Citronela Doc e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo. A realização é do Ministério da Cultura, Governo Federal, por meio da Lei Paulo Gustavo e apoio do Espaço Cultural Pés no Chão e Ver Pra Crer Produções.

O projeto foi criado para promover a exibição e o debate de filmes documentais brasileiros contemporâneos. Em 2024 serão realizadas oito sessões gratuitas, até dezembro, com a exibição dos documentários seguidos por debates com convidados locais e representantes dos filmes, como diretores, produtores ou editores. As exibições acontecem no Espaço Cultural Pés no Chão.

Segundo a roteirista, documentarista e uma das idealizadoras do Cineclube, Juliana Borges, a ideia do projeto é fomentar a formação de público na cidade. Em paralelo, oferecer às pessoas uma oportunidade rara de troca direta com os realizadores.

Os filmes exibidos no Cineclube Citronela são legendados; os debates terão tradução para libras e o Espaço Cultural Pés no Chão tem acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida, possibilitando um acesso amplo e gratuito às atividades culturais propostas.

A sessão é organizada em parceria com o Parque Estadual da Ilhabela, vinculado à Fundação Florestal do Estado de São Paulo.

Serviço
Documentário Mulheres na conservação
Ano: 2023
Data: 24 de maio
Horário: 19h

Espaço Cultural Pés no Chão
Rua Macapá, 72 – Barra Velha
(12) 3895-8104

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *