A embarcação utilizada pelos três turistas de Guarulhos, que naufragaram em Ilhabela na noite de sexta-feira (19), foi localizada pelas equipes de buscas na tarde dessa segunda (22), próximo a Ilha dos Búzios, região leste da ilha. A lancha de metal foi retirada junto com o motor e o sobrinho de uma das vítimas reconheceu os objetos.
Segundo o Grupamento de Bombeiros Marítimos (Gbmar), a confirmação também se deu pelo tipo de dano em toda lateral da embarcação como se ela tivesse colidido contra a costeira. No domingo (21), duas mochilas e o tanque de combustível também foram encontrados na proximidades do acidente.
O naufrágio ocoreu quando três homens saíram para pescar na região do Borrifos, sul do arquipélago, por volta das 15h, e não retornaram. Em torno de 22h, os bombeiros foram acionados com a informação de que o barco teria virado e lançado os ocupantes ao mar.
Ao chegarem no local, localizaram o corpo de Tsuyoshi Yamagut, de 66 anos. A vítima estava presa em uma costeira, próximo ao restaurante Nova Iorque, com muitos ferimentos devido às más condições do mar que o arremessavam contra as pedras. Os outros dois tripulantes seguem desaparecidos: Albino Yoshimassa, de 71 anos, e Tairon de Almeida, de 33.
As buscas pelos outros pescadores seguem hoje, com uma lancha do Gbmar e apoio de parentes das vítimas e do helicóptero Águia da Polícia Militar.