Audiência sobre embarque de bois no Porto de São Sebastião é amanhã

A Câmara Municipal promove, nesta sexta-feira (12), uma audiência pública para debater o embarque de animais vivos pelo Porto de São Sebastião e o bem-estar animal. O evento vai acontecer, a partir de 18hs, no plenário do Legislativo.

Foram convidados diversas autoridades e ambientalistas que irão discorrer os motivos pelos quais são a favor e contra essa operação portuária na cidade.

Participam da audiência George Sturaro, gerente de investigações da Mercy for Animals no Brasil; Vânia Nunes, médica veterinária, pós-graduada em bem-estar animal e saúde pública; Letícia Filpi, advogada na área de direito dos animais. Do lado empresários do setor Alexandre Ernesto Corrêa Sampaio, presidente da Companhia Docas de São Sebastião; Ricardo Barbosa, presidente Associação Brasileira dos Exportadores de Animais Vivos (Abreav) e Celso Maurício Padredi Martani, médico veterinário.

Polêmica

O embarque de animais vivos vem sendo questionado, notadamente, desde o acidente envolvendo uma carreta de gado que tombou, na madrugada de 5 de agosto de 2023, na Rodovia Manoel Hyppolito do Rego (SP-55), no trecho da ‘Serrinha da Enseada’, na Costa Norte de São Sebastião.

O trânsito no local ficou prejudicado por mais de 14 horas. A carreta estava com 96 bois, sete animais morreram, um precisou ser sacrificado e outros três escaparam, sendo recapturados em seguida.

Outro episódio marcante foi a história do boi Herói, que caiu de um navio em 2018 e nadou 10 quilômetros, durante cinco horas, para salvar sua vida. Ele foi encontrado e resgatado por um veleiro. Na época, ativistas ainda tentaram comprar o animal para libertá-lo, mas o boi foi reembarcado no navio Adelta, de bandeira do Panamá, rumo ao Oriente Médio.

Comerciantes, moradores e turistas também reclamam do forte mau cheiro exalado por causa das fezes dos bois que escorrem das carretas para as ruas.

O evento também terá transmissão pela internet, nas plataformas da Câmara Municipal, no Facebook e Youtube.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *