O Litoral Norte observou um aumento de mais de 12% no ticket médio no ano passado. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), a região teve um salto de R$ 302,97 em 2022, para R$ 341,15 em 2023.
Entre as opções turísticas disponíveis o ano todo estão o avistamento de cetáceos, turismo náutico, gastronomia, eventos esportivos, de base comunitária e de natureza.
Segundo o Consórcio Intermunicipal Turístico Circuito Litoral Norte, a integração na promoção e oferta regional gera um aumento na qualificação dos fornecedores locais e aumento do tempo de estadia.
Opções de turismo
A relação completa de roteiros turísticos promovida pelo Sebrae e o Circuito Litoral Norte, desenvolvido em parceria com municípios e operadores locais, está aqui.
O objetivo é apresentar os atrativos regionais por meio de uma lógica geográfica, perfil, comercialização, estruturas e facilidade de acesso.
Além disso, a estratégia de diversificação do turismo inclui a promoção de eventos e a participação em feiras do setor. Desta maneira aprimora a visibilidade dos municípios e abre novas oportunidades de negócios.
“O Litoral Norte de São Paulo é um exemplo de como a diversidade de atrativos, ações conjuntas com o trade e a integração entre municípios podem transformar uma região em um destino turístico de sucesso”, comenta o presidente do Circuito Litoral Norte de São Paulo, Caio Matheus.
Para Matheus, os resultados dessas iniciativas estão na quebra da sazonalidade e o atendimento a uma variedade de públicos. Por exemplo, entusiastas do turismo de aventura e natureza até aqueles que buscam relaxar nas praias paradisíacas ou explorar a rica cultura local.
Ele explica ainda que a região vislumbra um crescimento sustentável, refletido nos números, bem como na geração de trabalho, renda e qualidade de vida para a população local.