Delegado Múcio Mattos é o novo diretor do Deinter-1 no Vale do Paraíba

O delegado Múcio Mattos Monteiro de Alvarenga é o novo diretor do Departamento de Polícia Judiciário do Interior (Deinter-1). Ele passa a ser responsável pelo comando da Polícia Civil em 39 cidades do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira. A publicação do nome do novo diretor saiu no Diário Oficial de São Paulo nesta quarta-feira (7).

Há 38 anos na Polícia Civil, Múcio Mattos foi delegado seccional do Litoral Norte por cinco anos (2018-2023) e retorna à região para substituir Waldri Antonio Covino Júnior.

O Deinter-1 é uma unidade da Polícia Civil do Estado de São Paulo responsável pelo comando e coordenação das atividades policiais judiciárias, atuando na investigação de crimes, apuração de ocorrências e demais atividades relacionadas à segurança pública nessa área geográfica.

Múcio e mudanças

A expectativa com a chegada de Múcio é que aconteçam profundas alterações na estrutura do Deinter-1. Essa é uma marca do delegado, que acredita que sempre  é possível aprimorar o atendimento às demandas da polícia judiciária. Para isso, otimiza recursos e aproveita a tecnologia, como fez no pioneiro “Plantão de Polícia Remoto” no Brasil.

Múcio

O sistema funciona desde 2016 na cidade de Caraguatatuba, onde também é possível registrar as ocorrências policiais das delegacias dos demais municípios do Litoral Norte. Surpreendentemente, esse plantão requer a condução de apenas um Delegado de Polícia.

A iniciativa inovadora atraiu a atenção de Delegados de Polícia de outros Estados. Eles visitaram a Delegacia Seccional do Litoral Norte para conhecer esse novo modelo de plantão. Então, como resultado, muitos deles implementaram sistemas semelhantes de “Plantão Policial” em suas respectivas Polícias Civis. Um exemplo é a Polícia Civil de Minas Gerais, que adotou essa abordagem eficiente.

Além disso, a experiência recebeu destaque no relatório do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo em 2019 como um exemplo de gestão pública eficaz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *