Filipe Toledo anuncia afastamento do surfe para cuidar da saúde mental

O surfista ubatubense, Filipe Toledo, anunciou em suas redes sociais que está dando uma pausa em sua carreira para cuidar da saúde mental.  Vencedor de múltiplas etapas do Circuito Mundial de Surfe, do qual foi bicampeão (2022-2023), Filipinho é conhecido por sua habilidade inigualável nas ondas. Agora, Toledo quer se concentrar em uma das batalha ainda mais desafiadoras fora do mar.

O mundo do esporte de alto nível é marcado por pressão constante, expectativas elevadas e uma necessidade quase incansável de superação. Isso pode ser um terreno fértil para questões de saúde mental. A vida de um esportista profissional, com a constante demanda por resultados, viagens frequentes e a pressão da mídia e dos fãs, pode ser extremamente desgastante.

Prós e contras para Filipe Toledo

filipe-toledo

A decisão de Filipinho em tirar um ano sabático, segundo psicólogos, pode conduzir a um desempenho ainda melhor no retorno. Afinal, um afastamento estratégico permite que a pessoa se reconecte com suas motivações, valores e bem-estar, reduzindo os riscos de sofrer uma Síndrome de Burnout.

A Síndrome de Burnout, também conhecida como esgotamento profissional, é uma condição causada pelo estresse crônico no trabalho. Caracteriza-se por exaustão física e emocional, despersonalização e diminuição da realização pessoal. Geralmente afeta pessoas que trabalham em áreas de alto estresse, como profissionais da saúde, atletas, professores, policiais, entre outros.

Os sintomas incluem fadiga, irritabilidade, dificuldade de concentração, falta de motivação e problemas de sono. É importante buscar ajuda médica se suspeitar de estar sofrendo de burnout, pois o tratamento adequado pode ser necessário para se recuperar e prevenir complicações futuras.

No entanto, no esporte, tomar a decisão de se afastar particularmente no auge da carreira, pode gerar inseguranças. Há o risco de perder o lugar no topo, de ser esquecido por patrocinadores e fãs, e a preocupação de que a habilidade ou talento possa diminuir durante o período de pausa. Por isso, pode ser especialmente desafiador em esportes onde a janela de pico de performance é percebida como limitada.

Por outro lado, o fato de um esportista como Filipinho abertamente priorizar sua saúde mental pode ter um impacto positivo em sua base de fãs e na comunidade desportiva em geral, desafiando o estigma que ainda existe em torno da saúde mental. Ações como essa podem encorajar outros atletas e pessoas em geral a reconhecerem a necessidade de cuidar de si mesmos e a procurarem ajuda quando necessário.

Nota de Filipinho nas redes sociais

“É com pesar no coração que anuncio hoje que estou me retirando pelo restante da temporada do Campeonato de 2024. Esta decisão tem sido tão difícil”, desabafa o atleta, que afirma estar empenhado em voltar melhor do que nunca.

“No passado, fui honesto sobre alguns dos meus desafios não só com lesões, mas também com saúde mental. Competir ao mais alto nível na última década afetou-me, e preciso de uma pausa para me recuperar para o próximo capítulo da minha carreira”, explicou.

Para Felipinho, esta é “uma vida de sonho que me permitiu sustentar a minha família de formas que nunca poderia imaginar e ter experiências incríveis. Adoro isto. Eu vivo para isto”, destacou.

Profissionais da saúde concordam que saber quando é hora de fazer uma pausa é um indicativo de inteligência emocional e autoconhecimento. A longo prazo, pode-se argumentar que a atitude de Filipinho não apenas irá beneficiá-lo individualmente, mas também pode contribuir para uma mudança na cultura do esporte. Afinal, o bem-estar psicológico é a base para uma vida plena e produtiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *